4 minutos de leitura (826 palavras)

Quais são os 10 transtornos mentais mais prevalentes no Brasil? Entendendo sobre saúde mental.

Estudos epidemiológicos indicam que um grande número de pessoas em todo o mundo enfrenta doenças mentais com um aumento contínuo desses casos, especialmente em nações em desenvolvimento. Sintomas ansiosos, depressivos e somatoformes têm uma presença significativa na população adulta, embora apenas uma minoria receba tratamento adequado, resultando em sofrimento individual e implicações socioeconômicas. O conceito de Transtorno Mental Comum (TMC) aborda indivíduos que não atendem aos critérios formais de diagnóstico de depressão e ansiedade, mas enfrentam incapacidade funcional comparável a quadros crônicos estabelecidos. A escassez de investigações epidemiológicas populacionais sobre saúde mental no Brasil está mudando gradualmente.

A prevalência de distúrbios mentais não-psicóticos em cidades como Porto Alegre, São Paulo, Pelotas, e Recife é considerável, variando de cerca de 17,9% a 26,5% entre homens e mulheres. Estudos comparativos com outros países mostram padrões epidemiológicos semelhantes. Fatores sociodemográficos, como sexo, idade, escolaridade e renda, têm associações comuns com a prevalência de TMC. A saúde mental é um aspecto fundamental do bem-estar humano e influencia nossa qualidade de vida, relacionamentos e desempenho em diversas áreas. No Brasil, assim como em muitos outros países, os transtornos mentais são um desafio significativo, afetando pessoas de todas as idades e origens. Neste artigo, exploraremos os dez transtornos mentais mais prevalentes no Brasil, com base em informações disponíveis até setembro de 2021.

Os transtornos mentais mais prevalentes podem variar ao longo do tempo e conforme diferentes fontes de dados. No Brasil, os seguintes transtornos mentais frequentemente são relatados como sendo prevalentes:

  1. Transtornos de Ansiedade: Isso inclui transtornos como transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, fobias específicas e transtorno de estresse pós-traumático. Os transtornos de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico e fobias específicas, são amplamente reconhecidos no Brasil e milhões de pessoas enfrentam esses sintomas de ansiedade, que podem variar em intensidade e impacto na vida cotidiana da pessoa.
  2. Transtornos Depressivos: Dentro desses transtornos estão a depressão maior e outros tipos de transtornos depressivos. A depressão maior e outros tipos de transtornos depressivos têm uma presença significativa no cenário da saúde mental brasileira. Os sintomas podem variar de tristeza persistente a perda de interesse em atividades anteriormente prazerosas e muitas vezes seus sintomas passam despercebidos pela pessoa e pelos seus conhecidos.
  3. Transtornos de Uso de Substâncias: Aqui nos referimos ao abuso e a dependência de álcool, drogas e outras substâncias. O abuso de álcool, drogas e outras substâncias é uma preocupação de saúde pública em todo o mundo e o Brasil não fica de fora. A dependência química pode ter um impacto devastador na vida dos afetados e de suas famílias., além da sociedade como um todo.
  4. Transtornos de Humor Bipolar: Os transtornos do humor que envolvem episódios de depressão e mania são importantes e possuem muitas importância social. Os transtornos de humor bipolar envolvem oscilações entre episódios de depressão e mania. Essa condição pode ser desafiadora de diagnosticar e gerenciar, exigindo tratamento especializado (terapia alopática e psicoterapia).
  5. Transtornos Alimentares: Isso inclui transtornos como anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno de compulsão alimentar periódica. Transtornos como anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno de compulsão alimentar periódica afetam a relação das pessoas com a comida e a imagem corporal, podendo levar a complicações sérias para a saúde física e psicológica da pessoa.
  6. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): Isso é mais "comum" e evidente em crianças e seu diagnóstico é mais prevalente nessa faixa etária, mas pode persistir na idade adulta. É caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade e pode afetar negativamente o funcionamento diário.
  7. Transtornos de Personalidade: Esses transtornos envolvem padrões persistentes de comportamento, pensamento e emoções que podem causar dificuldades em relacionamentos e na vida profissional.
  8. Transtornos Psicóticos: Isso inclui a esquizofrenia e outros transtornos que envolvem sintomas psicóticos, como alucinações e delírios. Transtornos como a esquizofrenia são complexos e geralmente envolve terapia e medicação.
  9. Transtornos do Sono: Isso engloba insônia, transtornos do sono relacionados ao ritmo circadiano e outros problemas de sono, podem afetar a saúde mental e física das pessoas.
  10. Transtornos do Controle dos Impulsos: Isso inclui transtornos como transtorno explosivo intermitente, cleptomania e piromania.

Vale ressaltar que a prevalência desses transtornos pode variar ao longo das diferentes regiões do Brasil e ao longo do tempo, de acordo com estudos e pesquisas atualizadas. Como sempre, a conscientização e a educação sobre a saúde mental desempenham um papel vital na redução do estigma e na promoção de um ambiente de compreensão e apoio para aqueles que enfrentam desafios mentais.


Fontes:

Maragno, L., Goldbaum, M., Gianini, R. J., Novaes, H. M. D., & César, C. L. G.. (2006). Prevalência de transtornos mentais comuns em populações atendidas pelo Programa Saúde da Família (QUALIS) no Município de São Paulo, Brasil. Cadernos De Saúde Pública, 22(8), 1639–1648.

Santos, É. G. dos ., & Siqueira, M. M. de .. (2010). Prevalência dos transtornos mentais na população adulta brasileira: uma revisão sistemática de 1997 a 2009. Jornal Brasileiro De Psiquiatria, 59(3), 238–246

×
Stay Informed

When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.

Wilhelm Wundt - Quem foi o Pai da Psicologia Moder...
O que é Insight para a Psicologia? Entenda seu sig...

Related Posts

 

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda. Seja o primeiro!
Já possui conta? Faça seu login
Domingo, 21 Abril 2024