Mentes Inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade - Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva

 Você já se perguntou sobre aquela energia inesgotável, a mente repleta de ideias fervilhantes e a dificuldade de se concentrar em uma única tarefa? Para muitos, esses são sinais do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Mas como identificar e lidar com esses sintomas?

Em Mentes Inquietas, a renomada psiquiatra Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva mergulha no mundo complexo do TDAH, oferecendo uma visão clara e abrangente deste funcionamento cerebral acelerado e prolífico de ideias. Nesta edição revista e ampliada, ela compartilha casos reais, revelando as diversas formas como o TDAH se manifesta e seu impacto no dia a dia, desde o desempenho escolar até as relações afetivas.

Com um capítulo especial dedicado ao TDAH em crianças, pais e professores encontrarão orientações valiosas para distinguir entre a agitação natural e os sintomas que demandam atenção profissional. Da mesma forma, o livro aborda como o TDAH pode afetar a vida das mulheres, equilibrando múltiplos papéis.

Mas Mentes Inquietas vai além da identificação dos sintomas, pois a Dra. Ana Beatriz destaca o potencial positivo dos TDAHs. Ela acredita que, com informação adequada e acompanhamento médico, é possível minimizar os impactos negativos e potencializar a criatividade e o foco dessas mentes aceleradas.

Numa abordagem livre de preconceitos, a autora ressalta a importância da autoestima para que aqueles com TDAH possam explorar ao máximo seu potencial. Seja você um portador do transtorno, um familiar, um educador ou simplesmente alguém interessado em compreender melhor o TDAH, Mentes Inquietas é leitura obrigatória para quem busca contribuir para o desenvolvimento pleno dessas mentes brilhantes e inquietas.

A partir da análise dos três sintomas básicos, Ana Beatriz nos conduz pelos meandros do transtorno, revelando como ele se manifesta, quais suas implicações, a importância do diagnóstico precoce e o que fazer para preservar a qualidade de vida de quem apresenta esse funcionamento cerebral diferenciado. 

A autora oferece uma visão esclarecedora do transtorno, seus sintomas e formas eficazes de tratamento. Numa abordagem livre de preconceitos, ela ressalta o potencial positivo dos TDAHs e vê a preservação de sua autoestima como vital para que eles deem asas ao que têm de melhor: a criatividade. 

Dificuldade para se concentrar, inquietação, impulsividade e muita energia. Os sintomas mais comuns do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) são bem conhecidos, mas como identificá-lo e saber a hora de procurar ajuda profissional? A Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva esclarece essas e muitas outras dúvidas em Mentes inquietas, que está de volta às livrarias em edição revista e ampliada.

O TDAH é um funcionamento mental acelerado, inquieto, capaz de produzir ideias incessantemente. Algumas dessas ideias se apresentam de forma brilhante ou surgem de maneira atrapalhada e não encontram um direcionamento correto. A Dra. Ana Beatriz apresenta vários casos, explicando como o TDAH se manifesta de formas diferentes e mostrando que, com informação adequada e acompanhamento médico, é possível minimizar o seu impacto no desempenho escolar, na vida profissional e também nas relações afetivas.

O livro traz um capítulo dedicado ao transtorno em crianças, com informações úteis para pais e professores, ajudando a diferenciar a agitação natural das crianças de sintomas que exigem acompanhamento profissional. Também aborda como o TDAH pode afetar a vida das mulheres, acostumadas à jornada múltipla e desempenhando os papéis de esposa, mãe, profissional e dona de casa simultaneamente. Sem tratar o transtorno como um problema, a Dra. Ana Beatriz destaca como as pessoas com TDAH geralmente são criativas, muito ativas e capazes de ser hiperconcentrados em temas e atividades que lhes despertam interesse.

Segundo a autora muitas pessoas com TDAH encontraram uma forma de lidar com suas características sem prejuízos à sua qualidade de vida. Mentes Inquietas é uma leitura fundamental a todos que convivem com quem tem TDAH e desejam contribuir para que essas pessoas usem todo o seu potencial. 


Sobre a autora:

Ana Beatriz Barbosa Silva é médica graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com residência em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora honoris causa pela UniFMU – SP. Nascida na cidade do Rio de Janeiro, Ana Beatriz é referência nacional no tratamento dos transtornos mentais. Realiza palestras, conferências e consultorias em todo o país sobre variados temas do comportamento humano e é autora de diversos livros, entre eles Mentes perigosas: o psicopata mora ao lado, Bullying: mentes perigosas nas escolas e Mentes Inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade, todos publicados pelo selo Principium.


Detalhes do produto

  • Editora ‏ : ‎ Principium; 1ª edição (1 novembro 2014)
  • Idioma ‏ : ‎ Português
  • Capa comum ‏ : ‎ 304 páginas
  • ISBN-10 ‏ : ‎ 8525058394
  • ISBN-13 ‏ : ‎ 978-8525058393
  • Dimensões ‏ : ‎ 15.24 x 1.63 x 22.86 cm
Freud (1901-1905) - Obras completas Volume 6: Três...
Mentes perigosas: O psicopata mora ao lado (Edição...

Related Posts

 

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda. Seja o primeiro!
Já possui conta? Faça seu login
Quarta, 29 Mai 2024