Freud (1901-1905) - Obras completas Volume 6: Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, análise fragmentária de uma histeria ("O caso Dora" ) e outros textos

Descubra o mundo intrigante da mente humana com Três ensaios sobre a teoria da sexualidade! Este livro, uma obra-prima de Sigmund Freud, mergulha nas profundezas do psiquismo humano, desvendando mistérios e desafiando conceitos preestabelecidos sobre a sexualidade.

Desde a sua primeira versão em 1905, este texto tem sido uma fonte de debate intelectual, uma verdadeira "obra aberta", onde diferentes abordagens sobre a pulsão sexual coexistem, muitas vezes contraditórias, sem uma síntese conclusiva. Esta característica única torna cada leitura uma jornada fascinante, oferecendo margem para diversas interpretações.

Ao longo das suas várias edições, Freud adicionou e reformulou conceitos, gradualmente alterando o tom do texto original. O que antes era uma rica tapeçaria de perspectivas, com o tempo, foi se transformando em uma visão mais uniforme e biologizante da sexualidade. No entanto, as nuances e complexidades da obra original são frequentemente perdidas em leituras superficiais, sem a devida atenção às mudanças ao longo das edições.

Explorando temas como o auto-erotismo, o narcisismo e o masoquismo primário, este livro desafia o leitor a questionar conceitos arraigados sobre a natureza humana. Como as diferentes concepções de sexualidade afetam a formação do inconsciente? Qual o papel do objeto na sexualidade infantil? Essas são apenas algumas das questões provocativas que Freud levanta e que continuam a desafiar as mentes dos estudiosos até hoje.

Além dos "Três ensaios", esta edição também inclui "O caso Dora", um dos casos clínicos mais importantes de Freud, oferecendo uma visão fascinante sobre a psique humana e suas complexidades.

Não perca a oportunidade de mergulhar nas obras completas de Sigmund Freud, agora disponíveis em português, organizadas cronologicamente para uma compreensão mais profunda da evolução do seu pensamento. Esta é uma coleção essencial para estudantes, profissionais e qualquer pessoa interessada em explorar os mistérios da mente humana. 


OBRAS COMPLETAS DE SIGMUND FREUD NA COMPANHIA DAS LETRAS

"Esta edição das obras completas de Sigmund Freud pretende ser a primeira, em língua portuguesa, traduzida do original alemão e organizada na sequência cronológica em que apareceram originalmente os textos. A afirmação de que são obras completas pede um esclarecimento. Não se incluem os textos de neurologia, isto é, não psicanalíticos, anteriores à criação da psicanálise. Isso porque o próprio autor decidiu deixá-los de fora quando se fez a primeira edição completa de suas obras, nas décadas de 1920 e 30. No entanto, vários textos pré-psicanalíticos, já psicológicos, serão incluídos nos dois primeiros volumes.

A coleção inteira será composta de vinte volumes, sendo dezenove de textos e um de índices e bibliografia. A edição alemã que serviu de base para esta foi Gesammelte Werke [Obras completas], publicada em Londres entre 1940 e 1952. Agora pertence ao catálogo da editora Fischer, de Frankfurt, que também recolheu num grosso volume, intitulado Nachtragsband [Volume suplementar], inúmeros textos menores ou inéditos que haviam sido omitidos na edição londrina. Apenas alguns deles foram traduzidos para a presente edição, pois muitos são de caráter apenas circunstancial. A ordem cronológica adotada pode sofrer pequenas alterações no interior de um volume. Os textos considerados mais importantes do período coberto pelo volume, cujos títulos aparecem na página de rosto, vêm em primeiro lugar. Em uma ou outra ocasião, são reunidos aqueles que tratam de um só tema, mas não foram publicados sucessivamente; é o caso dos artigos sobre a técnica psicanalítica, por exemplo. Por fim, os textos mais curtos são agrupados no final do volume.

Embora constituam a mais ampla reunião de textos de Freud, os dezessete volumes dos Gesammelte Werke foram sofrivelmente editados, talvez devido à penúria dos anos de guerra e de pós-guerra na Europa. Embora ordenados cronologicamente, não indicam sequer o ano da publicação de cada trabalho. O texto em si é geralmente confiável, mas sempre que possível foi cotejado com a Studienausgabe [Edição de estudos], publicada pela Fischer em 1969-75, da qual consultamos uma edição revista, lançada posteriormente. Trata-se de onze volumes organizados por temas (como a primeira coleção de obras de Freud), que não incluem vários textos secundários ou de conteúdo repetido, mas incorporam, traduzidas para o alemão, as apresentações e notas que o inglês James Strachey redigiu para a Standard edition (Londres, Hogarth Press, 1955-66).

O objetivo da presente edição é oferecer os textos com o máximo de fidelidade ao original, sem interpretações de comentaristas e teóricos posteriores da psicanálise, que devem ser buscadas na imensa bibliografia sobre o tema. Informações sobre a gênese de cada obra também podem ser encontradas na literatura secundária. Para questionamentos de pontos específicos e do próprio conjunto da teoria freudiana, o leitor deve recorrer à literatura crítica de J. Allan Hobson, A. Welsh, M. Macmillan, C. Eschenröder e outros." — PAULO CÉSAR DE SOUZA


SOBRE O AUTOR

SIGMUND FREUD (1856-1939), neurologista e criador da psicanálise, é autor de obra vasta e revolucionária, cujos títulos mais conhecidos incluem A interpretação dos sonhos e Três ensaios sobre a teoria da sexualidade.

Desde 2010, a Companhia das Letras se dedica a publicar a obra completa do autor. Alguns dos títulos já lançados:

  • Estudos sobre a histeria (1893-1895);
  • Psicopatologia da vida cotidiana (1901);
  • O delírio e os sonhos na Gravida (1906-1909);
  • Introdução ao narcisismo (1914-1916);
  • Psicologia das massas e análise do eu (1920-1923);
  • O mal-estar na civilização (1930-1936);
  • Moisés e o monoteísmo (1937-1939);
  • entre outros.

Detalhes do produto

  • Editora ‏ : ‎ Companhia das Letras; 1ª edição (14 outubro 2016)
  • Idioma ‏ : ‎ Português
  • Capa dura ‏ : ‎ 408 páginas
  • ISBN-10 ‏ : ‎ 8535927832
  • ISBN-13 ‏ : ‎ 978-8535927832
  • Dimensões ‏ : ‎ 21 x 13.2 x 2.8 cm

De particular interesse são os casos em que a libido se altera no sentido da inversão, depois que o indivíduo teve uma experiência dolorosa com o objeto sexual normal.

by Freud

O caso patológico surge apenas quando o anseio pelo fetiche vai além dessa precondição e se fixa, colocando-se no lugar da meta normal, e quando o fetiche se desprende de determinada pessoa, tornando-se o único objeto sexual.

by Freud
Mentes Inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade...

Related Posts

 

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda. Seja o primeiro!
Já possui conta? Faça seu login
Quarta, 29 Mai 2024