Entenda o que é conhecimento e aprendizagem para Piaget
Jean Piaget, renomado psicólogo e epistemólogo suíço, é reconhecido por sua teoria construtivista, que lança luz sobre o desenvolvimento cognitivo desde a infância até a adolescência. A essência de sua abordagem reside na resposta à pergunta crucial: como ocorre a transição de um estado de menor conhecimento para um estado de maior conhecimento? A originalidade de Piaget, como destaca Garcia, foi sua audácia ao buscar respostas no comportamento infantil, indo além das tradições que buscavam nas histórias científicas a explicação para o conhecimento.
A teoria construtivista piagetiana é encapsulada pela psicologia genética e epistemologia genética, focando na gênese do conhecimento. Piaget enfatiza a importância de entender os processos de mudança de um nível cognitivo para outro, em vez de analisar estágios isolados. Ele adota uma abordagem que começa com a observação e análise do comportamento das crianças, explorando as fases do desenvolvimento cognitivo.
Desenvolvimento e Conhecimento - Uma Dança Sincrônica
Piaget distingue entre desenvolvimento e aprendizagem, destacando que o desenvolvimento do conhecimento é um processo intrínseco ligado ao desenvolvimento global do corpo, incluindo o sistema nervoso e as funções mentais. Contrapondo-se, a aprendizagem é provocada por agentes externos, limitando-se a problemas ou estruturas simples. Segundo Piaget, o conhecimento não está no sujeito-organismo, tampouco no objeto-meio, mas é decorrente das contínuas interações entre os dois. Para ele, a inteligência é relacionada à aquisição de conhecimento na medida em que sua função é estruturar as interações sujeito-objeto.
Piaget sugere que esse desenvolvimento é um processo contínuo de construção de estruturas mentais, e esse desenvolvimento pode ser dividido e categorizado em em estágios. As estruturas variáveis refletem o grau de desenvolvimento intelectual e envolvem aspectos motor, intelectual e afetivo. Piaget identifica três critérios para classificar os estágios: a ordem de sucessão constante, caracterização por uma estrutura de conjunto e a natureza integrativa e não substitutiva das estruturas. O desenvolvimento ocorre pela integração de sucessivas estruturas, levando a estágios específicos.
O cerne do desenvolvimento, para Piaget, é a ideia de operação. Conhecer um objeto não é uma simples observação, mas requer a ação do sujeito sobre esse objeto. Operações são ações interiorizadas e reversíveis, formando a essência do conhecimento. Uma operação não é isolada; está entrelaçada com outras, construindo estruturas lógicas mais complexas.
Piaget identificou quatro grandes estágios no desenvolvimento cognitivo, sendo eles:
- Estágio Sensório-Motor (Pré-verbal): Até aproximadamente 18 meses, focado no conhecimento prático e na construção de estruturas fundamentais.
- Estágio da Representação Pré-Operacional: Início da linguagem e função simbólica; a capacidade de substituir objetos por representações simbólicas emerge.
- Estágio das Operações Concretas: Ocorrência de operações sobre objetos concretos, envolvendo classificação, ordenamento e operações lógicas fundamentais.
- Estágio das Operações Formais: Desenvolvimento da capacidade de raciocinar com hipóteses, não limitado a objetos, mas a proposições.
Piaget destaca a importância da maturação biológica, experiência, transmissão social e equilibração na passagem entre esses estágios.
Equilibração: O Motor Interno do Desenvolvimento
A equilibração, processo ativo e contínuo, é central na teoria de Piaget. É um mecanismo de auto-regulação em que o sujeito busca o equilíbrio após enfrentar perturbações externas. A reversibilidade operacional, um modelo de equilíbrio, é essencial para o desenvolvimento cognitivo.
Piaget exemplifica a equilibração ao explorar a conservação de quantidade de substância, demonstrando como as crianças progridem por diferentes níveis de entendimento até alcançarem a compensação e, portanto, a conservação. Piaget critica a concepção clássica de aprendizagem como estímulo-resposta, argumentando que a verdadeira aprendizagem envolve assimilação ativa. Ele enfatiza que a estrutura cognitiva prepara o sujeito para assimilar estímulos, e, portanto, a verdadeira aprendizagem ocorre quando há uma estrutura pronta para a absorção.
A aprendizagem efetiva, na visão de Piaget, ocorre quando há uma relação de desenvolvimento natural entre estruturas complexas e simples, não apenas um reforço externo.
Levando tudo isso em consideração, podemos distinguir uma grande diferença entre desenvolvimento e aprendizagem, já que o desenvolvimento é crucial para cada nova experiência de aprendizagem. Piaget rejeita a ideia de que o desenvolvimento é apenas uma soma de experiências discretas de aprendizagem. Ele define aprendizagem restrita como a aquisição de conhecimento específico do ambiente ao longo do tempo, enquanto a aprendizagem ampla incorpora o processo de auto-regulação e está ligada ao desenvolvimento. Ele sugere que a aprendizagem, quando envolve equilibração (veja mais para frente), se confunde com o próprio desenvolvimento. A visão piagetiana de aprendizagem é mais abrangente, incorporando a interação ativa entre o sujeito e o estímulo, diferindo do modelo associacionista estímulo-resposta. Para Piaget, a aprendizagem está intrinsecamente ligada ao crescimento biológico e intelectual do indivíduo.
Concluindo, a teoria de Piaget desvenda a intrincada jornada do desenvolvimento cognitivo, onde a atividade do sujeito, a equilibração constante e a assimilação ativa são os protagonistas. Sendo assim, entendemos que a criança, explorando o mundo e interagindo com ele, constrói estruturas mentais que fundamentam o conhecimento. A visão de Piaget continua a influenciar a psicologia do desenvolvimento e a educação, destacando a importância de abordagens centradas na criança, que respeitem seu processo intrínseco de construção do conhecimento.
Estágios do Desenvolvimento para Henri Wallon
When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.
Comentários