4 minutos de leitura (702 palavras)

Sistema Urinário - Fisiologia Humana

Qual a função do Sistema Urinário?

O Sistema Urinário tem por função a filtração do sangue (especificamente do plasma) e é formado por um conjunto de órgãos e estruturas envolvidas com a formação, depósito e eliminação da urina. Como veremos adiante, o aparelho urinário é formado por dois rins, dos ureteres, uma bexiga e uma uretra e segue essa sequência desde a formação nos rins, armazenamento na bexiga e eliminação através da uretra. Os rins filtram nosso sangue porque as células produzem muitos resíduos que são produtos de seus metabolismos e que devem ser eliminados do organismo, junto com essas excretas também são eliminadas substâncias em excesso no sangue e também água.

 

O Sistema Urinário é constituído por dois grupos, os órgãos excretores e os órgãos secretores: Formadores de Urina e Vias Urinárias. Rins; Ureteres, bexiga e uretra, respectivamente.

 

anatomia rim ureter bexiga uretra fisiologia humana

 

 

 Estutura Interna dos Rins e Formação da Urina:

 

 morfologia rim fisiologia humana

 

Podemos dizer que o sangue é filtrado "dentro das pirâmides renais" (veremos isso em Néfrons) e escorre o até o cálice menor, depois passa para o cálice maior e segue em direção para a pelve renal até finalmente chegar no ureter e desce para a bexiga.

Cálice Renal Maior: é uma estrutura em forma de tubo que é formada pela união das extremidades dos cálices menores, sendo esses últimos "acoplados" na pirâmide renal para escorrer a urina formada. Cada Rim possui cerca de 2 a 3 cálices maiores.

Pirâmide Renal ou Medula Renal: é uma parte interna do rim responsável pela filtração sanguínea e eliminação de substâncias indesejáveis no momento para o corpo, consequentemente forma a urina. Dentro existem milhares de Néfrons (veja adiante), que são responsáveis por essa filtração.

 

Os Néfrons: O Néfron é a unidade funcional do rim, responsável pela formação da urina. Como podemos ver na imagem, o néfron é formado por:

  • Glomérulo (rede de capilares sanguíneos enovelados dentro da cápsula glomerular) e Cápsula de Bowman (ou cápsula glomerular).
  • Túbulos Renais.
  • Contorcido Proximal.
  • Alça de Henle.
  • Contorcido Distal.
  • Túbulo Coletor.

Curiosidade: Existem entre um a quatro milhões de néfrons em cada rim que funcionam dinamicamente. Fascinante não?

A formação da urina acontece em três etapas, são elas: Filtração, Reabsorção e Secreção. 

  • Filtração: Ocorre na cápsula glomerular, devido a alta pressão do sangue no interior dos capilares do glomérulo.
  • Reabsorção: Algumas substâncias que são importantes são reabsorvidas para o sangue. Dizemos que são reabsorvidas porque, na primeira etapa, o sangue é filtrado e as substâncias extravasam para o interior da cápsula renal e são "separadas" do sangue propriamente dito.
  • Secreção: As substâncias que não são desejáveis e que não foram absorvidas na etapa anterior serão excretadas pelo organismo, para tal elas são lançadas para dentro do túbulo contorcido distal. Após percorrer toda a extensão do túbulo néfrico, a urina formada é lançada para o ducto coletor.

 

morfologia rim nefrons piramide renal fisiologia humana

 

Ureter:

É um tubo muscular que liga o rim a bexiga, é através dele que a urina chega à bexiga para o armazenamento temporário. A Pelve renal é a extremidade superior do ureter, localizada no interior do rim. Descendo obliquamente para baixo e medialmente, o ureter percorre por diante da parede posterior do abdome, penetrando em seguida na cavidade pélvica, abrindo-se no óstio do ureter situado no assoalho da bexiga urinária.

 
Bexiga e Uretra:

Você Sabia? As Mulheres são frequentemente mais acometidas por infecções urinárias porque a uretra é mais curta em relação a uretra masculina, assim a bactéria tem um menor caminho a percorrer.

 

A Bexiga é um órgão que tem por finalidade o armazenamento temporário da urina em nosso organismo, ela fica situada na cavidade pélvica, posteriormente ao púbis. A capacidade da bexiga em um adulto varia entre 700 a 800ml; podendo ser maior ou não essa capacidade. A uretra é o canal por onde ocorre a excreção da urina e o tamanho dela varia entre os sexos. No sexo masculino a uretra é maior e é uma via urinária e espermática; Nas mulheres, a uretra é menor e sua única função é de excretar a urina. Essa diferente nas mulheres é explicada pela presença do útero, que divide espaço com a bexiga e por isso está mais próxima do meio externo nas mulheres do que nos homens. 

 

 

×
Stay Informed

When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.

Algumas Considerações sobre a Dinâmica e Gênese do...
Do que é feito o sangue?

Related Posts

 

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda. Seja o primeiro!
Já possui conta? Faça seu login
Quinta-feira, 21 novembro 2024