Conceitos Básicos em Genética Humana
Quando começamos estudar Genética Humana podemos nos deparar com termos completamente estranhos para nós que, para decora-los, leva um certo tempinho e esforço. Porém, se entendermos seus significados fica muito fácil decorar os termos utilizados. Ao longo do curso de psicologia temos o prazer de ter contato com a disciplina de Genética Humana e estudar sobre a hereditariedade; visando a necessidade de estuda-la, fica explicito que é fundamental ter entendimento sobre alguns termos dessa área.
Saiba mais: DNA, RNA e Síntese Proteica.
Segue alguns termos e seus significados:
Gene: Uma sequência de DNA conhecida capaz de comandar uma síntese proteica. Os genes contém informações que codifica e determina as características dos seres. Fundamental para hereditariedade.
Genoma: Conjunto de todos os genes de um indivíduo.
Cariótipo: É a constituição de todos os cromossomos de um indivíduo, constituição cromossômica.
Genótipo: É a constituição genética de uma célula, indivíduo ou organismo. Em outras palavras é a caracterização de um gene. Quando falamos de um gene específico acabamos por caracteriza-lo, essa descrição do gene é o genótipo. Características internas de um indivíduo, hereditárias. Podemos dizer que o genótipo condiciona o fenótipo.
Fenótipo: É o resultado gênico na pessoa, aquilo que é observado (exemplo: cor do olho). É o resultado observável da ação do genótipo.
Autossomos: São os cromossomos não sexuais. Todos os 22 pares de cromossomos são chamados de "cromossomos autossômicos".
Cromossomos Sexuais: É o 23º par de cromossomos e são eles que determinam o sexo. Ex: Xx, Xy.
Gene Dominante: É o gene que sempre se manifestará independente do seu par gênico.
Gene Recessivo: É o gene que só se manifesta caso os dois genes sejam recessivos. Só se expressa em homozigose.
When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.
Comentários