BEM-VINDO
O melhor conteúdo para você
4 minutos de leitura (801 palavras)

O que é a Psicologia do Desenvolvimento?

 

Olá Psico Leitores,

Recebi vários pedidos, pela nossa página no facebook (PsicoEduca No Facebook), para que eu fizesse um artigo sobre "O que é a Psicologia do Desenvolvimento?", então resolvi atendê-los, porém, de forma resumida já que esse tema é breve e não há muito o que desenrolar. Entretanto, há muito o que se estudar dentro da área de estudo da psicologia do desenvolvimento. Você pode conferir nossos artigos sobre o Desenvolvimento Humano clicando aqui.

O que é Psicologia do Desenvolvimento?

A psicologia do desenvolvimento estuda todos os estágios (ou períodos) da maturação corporal e a interação psicossocial do ser humano. Em outras palavras, tal psicologia estuda as mudanças que ocorrem nos seres humanos ao longo da vida, desde a concepção até o falecimento.  Essa área de estudo da psicologia, procura formular e responder perguntas sobre os aspectos universais dessas mudanças e, assim, proporcionar uma melhor compreensão do sujeito como um todo. Temos por desenvolvimento humano o conjunto de processos de transformação e estabilidade ao longo de todo um ciclo de vida humano.

"Não há nada permanente, exceto a mudança."
(Heráclito, fragmentos do século VI a.C.)

É comum essa disciplina ser apresentada logo no primeiro ou segundo semestre (dependendo da instituição) do Curso de Formação de Psicólogos, ela pode ser apresentada como: "Psicologia do Desenvolvimento" ou "Psicologia do Desenvolvimento e Ciclo Vital". Lembrando que varia da instituição e da proposta de ensino dela. Acredito que seja uma disciplina fundamental para os estudantes dessa área ciêntifica (psicologia), pois prepara o estudante para todas as abordagens que serão discutidas ao longo do curso. É uma ótima matéria introdutória e, das grades de cursos de psicologia que vi, todas continham-na como disciplina; variando apenas quanto a nomenclatura.

"O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas" (Papalia, 2013, p.36). Inicialmente, a psicologia do desenvolvimento preocupou-se em estudar apenas a fase infantil (no máximo até a adolescência) e só posteriormente que começou estudar os outros períodos da vida, até chegar em todos os 8 períodos da vida que conhecemos hoje. As questões levantadas pelo estudo do desenvolvimento não interessam apenas à psicologia; às outras áreas das ciências humanas como pedagogia, antropologia, filosofia e sociologia, se beneficiam e contribuem para com o estudo do desenvolvimento humano.

Ao longo da história da psicologia muitos pesquisadores e teóricos procuraram descobrir e/ou estabelecer as fases do desenvolvimento, todos eles trouxeram contribuições importantes e que ajudaram a formar todo o complexo de conhecimentos que temos, hoje, sobre o desenvolvimento do ser humano. Dentre os teóricos que formularam conceitos importantes, convém, nesse momento, citar os nomes de Sigmund Freud, Lev Vygotsky, Jean Piaget e Erik Erikson.

Nota: Se você se interessou pelo assunto, recomendo começar estudar as teorias de Freud e de Piaget. Recomendo também visitar nossa categoria de Desenvolvimento Humano.

Para que fique mais clara a finalidade da Psicologia do Desenvolvimento, devo exaltar os resultados e benefícios das pesquisas dela. Lembra que disse, no começo do artigo, que esse campo de estudo visa os aspectos universais das pessoas? O que, independente da classe social, cultura e etc, acontece com todos? Pois bem, se hoje somos capazes de responder a perguntas simples do tipo "Todos os bebês ao nascerem tem o instinto de mamar?", é graças aos avanços nessa área.

Esse campo da psicologia se preocupou em responder perguntas do tipo:

  • A infância influencia totalmente o adulto?
  • Em quais circunstâncias a criança melhor aprende?
  • Quando ocorre a maturação do cérebro? Quando a Criança começa a pensar?
  • Quais os períodos da vida, é tão somente infância, vida adulta e velhice?
  • Até onde a falta de estímulo do meio influência as características herdadas (genéticas), vice-e-versa?

Perceberam que esse campo de estudo da psicologia é muito importante? A medicina, educação e até mesmo a nossa vida cotidiana é influenciada pelas descobertas dessa área. Os resultados que temos hoje são frutos de décadas e décadas de estudo e dedicação desses cientistas.

Caso você pretenda estudar Psicologia, saiba que estudará esse tema e recomendo dar a devida importância para ele, pois é através dele que você começará a entender um pouco sobre o aparelho humano.

Chegamos ao final de mais um artigo, espero ter respondido sua dúvida e dos amigos que pediram através do facebook. Caso ainda tenha mais alguma dúvida, ou sugestão, convido você a comentar logo abaixo que estarei respondendo o mais breve possível. Convido, também, vocês curtirem nossa página no facebook: PsicoEduca no Facebook. Lá você encontra muita informação útil e fica sabendo, em primeira mão, quando é publicado nossos artigos.

Recomendo fortemente a leitura desse artigo: Estágios do Desenvolvimento Humano. Nesse artigo, abordo os estágios do desenvolvimento humano.

 

Referências:

PAPALIA, E. Diane. FELDMAN, Ruth Duskin (2013). Desenvolvimento Humano. AMGH Editora.

Considerações sobre a psicologia experimental de W...
Freud - Além do Princípio de Prazer

Related Posts

 

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda. Seja o primeiro!
Já possui conta? Faça seu login
Visitante
Terça, 11 Agosto 2020
Se você deseja se registrar, preencha os campos usuário, senha e nome.

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://psicoeduca.com.br/