3 minutos de leitura (641 palavras)

Para quem é a Faculdade de Psicologia que porquê fazê-la?

 O Curso de Formação de Psicólogo, ou simplesmente Faculdade de Psicologia, pode ser um tanto quanto surpreendente e perigoso. Muitas vezes o aluno que ingressa no curso possui uma visão muito limitada sobre a formação, sobre as disciplinas e o que isso significa ao longo de toda a grade pretendida. Não raro vemos no início o aluno com uma visão mecanicista, inatista e tendo somente a clínica – a bom modo divã, Freud e conversas sobre o passado - como referência sobre psicologia e como é a atuação do psicólogo.

Mas se surpreenderá aquele que pensa assim. Nosso tão amado curso de psicologia abordará e se aprofundará em tantos assuntos da personalidade, desdobrará diversas técnicas e teorias que deixará o aluno boquiaberto quanto a qual abordagem seguir e se realmente seguirá uma.

Mas vamos descobrir porque fazer tal curso e para quem se destina o curso de Psicologia.

O Porque fazer Psicologia e para quem se destina:

Antes de mais nada podemos dizer que o curso de psicologia se destina a todos aqueles que refletem sobre os fenômenos sociais, sobre as pessoas e seu modo de viver; é para aqueles que querem, de alguma forma, operar de forma positiva na sociedade estimulando as pessoas a encontrarem a sua autonomia ou lidar com determinados conflitos. Para tanto, o psicólogo encontrou diversos campos de atuação: RH, nas organizações; na clínica; hospitais e centros de assistência psicossocial; escolas. O psicólogo pode, ainda, trabalhar sozinho ou em uma equipe multidisciplinar que pode englobar médicos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e etc.

Logo, se você é uma pessoa que quer se tornar útil para a sociedade e estimular as pessoas a refletirem e, por si mesmas, encontrarem a melhor direção e/ou acolhimento para suas demandas (problemas), esse curso é ideal para você. Tudo isso poderá ser feito através de referenciais teóricos muito bem respaldados, questionados e validados.

Mas há também um ponto importante para quem decide se aventurar nesse curso, um ponto importante, mas ao mesmo tempo perigoso: você certamente não sairá o mesmo que entrou. O curso de psicologia o fará questionar todos seus conceitos pessoais, suas vivências, o fará enfrentar seus preconceitos e repensar suas ações perante a sociedade. Isso porque somos expostos a temas conflituosos, "polêmicos", inerentes a natureza humana e que nos treinará um olhar "humanizador" e acolhedor: sem julgamento.

A psicologia se consagra enquanto uma ciência e uma profissão, não é brincadeira e muito pouco um curso de autoconhecimento (apesar de estimular isso). Para aqueles que querem tão somente estudar para se conhecer: uma psicoterapia (ida ao psicólogo) será mais proveitosa e barata.

A faculdade influencia?

Um pouco. Mas, já no início devemos avisar que muito mais depende do aluno do que da própria instituição de ensino, se você se dedicar e estudar direitinho o que lhe é pedido certamente se tornará um bom profissional. Claro, muitas vezes é um sonho entrar para "aquela" universidade pública, mas não deixe que isso te desanime.

Universidades públicas são sempre voltadas para pesquisa, seus docentes são estimulados para tal e consequentemente os alunos também. Isso também pode ocorrer em faculdade privadas e conheço muitos alunos de faculdade "líder no mercado de trabalho" que possui um repertório muito maior que algum aluno de universidade pública. Lembre-se: é seu esforço que te limitará, procure sempre fazer seu melhor.

Fique tranquilo! Aqui na PsicoEduca você encontrará todo material de apoio para seus estudo DE GRAÇA. Todas as disciplinas que você poderá estudar são abordadas em nosso site, feito pela comunidade e para comunidade: com professores que se esforçam para revisar todo material aqui publicado.

Entendendo as Abordagens Psicológicas e Teóricas na Psicologia

 Não raro nos deparamos com diversos nomes que muitos psicólogos e psicólogas usam para descrever a sua linha de atuação, de pensar e de compreender os fenômenos humanos. Sendo esses nomes: psicanálise, cognitivo-comportamental, comportamental, ...
https://psicoeduca.com.br/psicologia/283-entendendo-as-abordagens-psicologicas-e-teoricas-na-psicologia
×
Stay Informed

When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.

Os Desafios da Comunicação nos Relacionamentos: 2 ...
Saúde da mulher: nova lei garante assistência psic...

Related Posts

 

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda. Seja o primeiro!
Já possui conta? Faça seu login
Quinta, 22 Fevereiro 2024