3 minutos de leitura (656 palavras)

40% dos jovens com faculdade não têm emprego qualificado no Brasil

Uma coisa é fato. Fazemos uma faculdade esperando terminá-la e poder trabalhar com a profissão que tanto escolheremos e ficamos anos nos esforçando e investindo um dinheiro e tempo preciosos em nossa própria qualificação profissional. Entretanto, uma matéria publicada pelo G1 revela uma triste realidade de muitos brasileiros que terminaram o ensino superior e que não conseguiram, ainda, adentrar o mercado de trabalho com um bom emprego.

Compartilharei com vocês alguns trechos da matéria de Bianca Lima e Luiz Gerbelli, pelo GloboNews e G1, com vocês (link matéria original ao final do artigo). Segue:


" Levantamento da consultoria IDados aponta que 525 mil trabalhadores com diploma, entre 22 e 25 anos, são considerados sobre-educados - exercem ocupações que não exigem faculdade; pandemia deve agravar esse cenário.

No primeiro trimestre de 2020, 40% dos brasileiros entre 22 e 25 anos com faculdade no currículo eram considerados sobre-educados, revela um levantamento realizado pela consultoria IDados. Ou seja, eram 525,2 mil jovens graduados que estavam em ocupações que não exigem ensino superior. Desde 2014, os jovens que entraram ou se formaram no ensino superior enfrentam um mercado de trabalho bastante fragilizado. Nesse período, entre 2015 e 2016, houve uma forte recessão provocada pelos vários desequilíbrios macroeconômicos e pela turbulência política do governo Dilma Rousseff. Os anos seguintes foram de baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), insuficientes para recuperar todas as perdas da economia. Agora, a dura crise provocada pela pandemia do coronavírus deve agravar ainda mais esse cenário.

E as perspectivas são de piora desse quadro atual, alerta o professor titular e coordenador da Cátedra Ruth Cardoso no Insper, Naercio Menezes Filho. "A pandemia está provocando o fechamento de negócios e queda generalizada de emprego e renda no país. Muitos desses jovens não estão conseguindo encontrar emprego nem no setor informal, então tudo o que eles aprenderem na faculdade e no ensino médio está sendo depreciado, eles não estão utilizando", diz".


Então ainda vale a pena fazer uma faculdade no Brasil?

"Embora o cenário do mercado de trabalho esteja fragilizado, um curso de ensino superior ainda faz muita diferença no país. A taxa de desocupação é menor entre aqueles trabalhadores com diploma universitário.

"Ter ensino superior no Brasil continua sendo uma grande vantagem frente a outros trabalhadores", diz Ana Tereza. "Por mais que os jovens não estejam conseguindo encontrar vagas compatíveis com a formação deles, é importante lembrar a taxa de desemprego entre quem tem ensino superior é muito mais baixa do que, por exemplo, quem tem só ensino médio ou menos."

A consequência para o país, no entanto, de ter jovens capacitados em ocupações que exigem baixa qualificação, é bastante perversa. Esses trabalhadores sobre-educados vão ter um salário mais baixo do que poderiam alcançar e uma produtividade menor, o que dificulta o enriquecimento do país".


Psico Educa: para o nosso cenário da saúde mental, em específico para os psicólogos em formação, a situação não é muito diferente, mas isso pouco significa que ainda não valha a pena investir seu tempo e dinheiro preciosos em uma faculdade de psicologia. 

Na área da psicologia essas dificuldades são recorrentes, com a máxima brincalhona que "se nada der certo vou para o RH". O recursos humanos hoje é uma área muito boa, com bons resultados e retornos para o psicólogo, apresentando uma projeção de carreira e desenvolvimento pessoal maravilhosa. Logo, essa afirmação não é tão verdadeira... mas esconde um fundo de verdade até. Se olharmos para a realidade clínica, as dificuldade são tantas outras e ela "ficaria de fora" pois não se tratar de um emprego formal com carteira assinada.

Fato é que a psicologia, hoje, apresenta diversos campos de atuação do profissional e concursos ótimo para o profissional trabalhar e se desenvolver enquanto ser humano e psicólogo ajudando onde quer que seja requerido. Nesse contexto, o Psico Educa ajuda você demonstrando quais as direções, quais os caminhos, que você poderá seguir, além de incentivar e fortalecer sua educação profissional.


Link para matéria original, clique aqui.


×
Stay Informed

When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.

Quer fazer psicologia em 2021? Esse vídeo é para v...
Thammy, Natura e a Paternidade

Related Posts

 

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda. Seja o primeiro!
Já possui conta? Faça seu login
Terça, 23 Abril 2024