Estágios do Desenvolvimento Humano
É muito importante conhecer os principais períodos que o desenvolvimento humano passa. Conhecendo-os, adquirimos maior habilidade no trato das faculdades mentais que são pertinentes para cada estágio e um conhecimento ímpar sobre nossa natureza e como ela afeta a todos nós ao longo da vida. Já abordei em outros tópicos sobre as influências que limitam esse processo do desenvolvimento. Caso queira saber quais fatores influenciam o desenvolvimento, recomendo esse artigo: Influências no Desenvolvimento Humano.
Mas, o que são os estágios do desenvolvimento?
Imagine que os pesquisadores - estudiosos - do desenvolvimento humano, fizeram uma longa fita que ia do 0 ao 65 em números. Esses números representam a nossa idade, sendo que 0 significa a concepção da vida, a união dos gametas, e conforme progride-se nessa longa fita, passando pelos números, simula-se o nosso envelhecimento. De posse dessa longa fita numérica, os pesquisadores decidiram dividir esse processo de maturação em estágios e, para isso, reuniram as grandes mudanças em termos de maturação e desenvolvimento psicossocial que nós passamos e separaram essa longa fita em oito partes. Essas partes nada mais são do que os estágios do desenvolvimento, e os critérios que determinam esses estágios são: desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
Os períodos do desenvolvimento: Período pré-natal: da concepção ao nascimento; Primeira Infância: do nascimento aos três anos; Segunda infância: três a seis anos; Terceira Infância: seis a onze anos; Adolescência: 11 a aprox. vinte anos; Vida Adulta: vinte a quarenta anos; Vida Adulta Intermediária: quarenta a sessenta e cinco anos; e a Vida Adulta Tardia: sessenta e cinco anos em diante.
É importante deixar claro que essas idades não são uma regra, variando de indivíduo para indivíduo e de cultura para cultura. Porém, é uma média e acima de tudo uma forma de representar os períodos no processo do desenvolvimento.
Os períodos do desenvolvimento humano
Período Pré-natal: É o processo que se dá desde a fecundação do óvulo pelo espermatozoide até o nascimento da criança.
- Desenvolvimento Físico
- Ocorre a fertilização do óvulo, por meios normais ou artificiais.
- As dotações genéticas que o zigoto recebe já começa interagir com influências ambientais.
- A vulnerabilidade por influências ambientais é grande nessa fase.
- Formam-se as estruturas e os órgãos básicos. Inicia-se o desenvolvimento do cérebro.
- Desenvolvimento Cognitivo
- Desenvolve-se as capacidades de aprendizagem e memória. Nessa fase também desenvolve a resposta aos estímulos sensoriais.
- Desenvolvimento Psicossocial
- Uma curiosa relação entre o bebê e a mãe acontece nessa época: o feto responde à voz da mãe e desenvolve uma preferência por ela.
Primeira Infância:Esse período se dá desde o nascimento até aproximadamente três anos de idade. Saiba Mais: Primeira Infância - Desenvolvimento Humano
- Desenvolvimento Físico
- Nessa fase o cérebro se torna mais complexo e é extremamente sensível à influências ambientais.
- No nascimento, os sentidos e sistemas corporais funcionam em graus diferentes, variados.
- O crescimento, tanto do corpo quanto das habilidades motoras, são bem rápidos.
- Desenvolvimento Cognitivo
- Desde as primeiras semanas as capacidades de aprendizagem e de memória estão presentes.
- Há um rápido desenvolvimento do uso e compreensão da língua.
- Por volta do segundo ano de vida, desenvolve-se a capacidade de usar símbolos e resolver certos problemas.
- Desenvolvimento Psicossocial
- Aumenta o interesse por outras crianças.
- Forma-se os vínculos afetivos com os pais e outras pessoas.
- Há uma passagem de dependência para a autonomia. Começa se entender como indivíduo, autoconsciência.
Segunda Infância: Dos três anos de idade até os seis. Saiba Mais: Segunda Infância - Desenvolvimento Humano
- Desenvolvimento Físico
- A aparência começa ficar parecida com as de um adulto, fica mais esguia. Há constância no crescimento.
- A preferência pelo uso de uma das mãos surges nesse período. As habilidades motoras finas e gerais, melhoram.
- (Habilidades motoras finas: é a habilidade que requer uma complexidade maior de domínio no movimento. Requeridas para amarrar cadarço, ziper, escrever.)
- Há diminuição no apetite e nessa fase é bem comum distúrbios do sono.
- Desenvolvimento Cognitivo
- Fase do famoso pensamento egocêntrico das crianças. Porém a tendência é aumentar a compreensão em relação ao outro.
- A inteligência torna-se mais previsível.
- Surge ideias surreais sobre a compreensão do mundo, mas isso se da por conta da imaturidade cognitiva.
- Melhora na memória e linguagem.
- Desenvolvimento Psicossocial
- O autoconceito e a compreensão das emoções tornam-se mais complexos.
- Aumenta a independência, a iniciativa e o autocontrole. Desenvolve-se a identidade de gênero.
- O brincar torna-se mais imaginativo, elaborado, mais social (geralmente).
- A família ainda é foco da vida social, mas outras crianças tornam-se importante.
Terceira Infância: Tal período inicia-se em meados dos seis anos de idade e vai até os onze anos.
- Desenvolvimento Físico
- O crescimento se torna mais lento em relação aos outros períodos já descritos.
- A força Física aumenta.
- Desenvolvimento Cognitivo
- Diminui o egocentrismo. Desenvolve-se o pensamento lógico, porém concretamente. A linguagem e a memória aumentam.
- Há ganhos cognitivos considerados que permitem que a criança frequente o ensino formal da escola, porém há crianças que demonstram certa necessidade educacional especial.
- Desenvolvimento Psicossocial
- O autoconceito torna-se mais complexo, afetando a autoestima.
- Os colegas assumem importância fundamental.
- A corregulação reflete um deslocamento gradual no controle dos pais para a criança.
A Adolescência: Começa aproximadamente entre os onze anos e vai até vinte.
- Desenvolvimento físico
O crescimento do corpo e outras mudanças físicas são rápidas e intensas.
A maturidade reprodutiva é o marco desse período.
Se há algum risco para a saúde que envolva essa fase, com certeza, é por motivos comportamentais. Exemplo: Abuso de drogas, distúrbios alimentares, etc.
- Desenvolvimento Cognitivo
Aprimoramento das capacidades de pensamento abstrato e raciocínio científico.
Pode-se persistir o pensamento imaturo ante algumas situações, que marcam em termos comportamentais essa fase.
- Desenvolvimento Psicossocial
Esse período é marcado pela busca de uma identidade, incluindo a identidade sexual.
As amizades podem exercer muita influência na vida desses jovens, tanto positiva quanto negativa.
Vida Adulta - Início: Todo o período que se dá entre os vinte a quarenta anos.
- Desenvolvimento Físico
- O desenvolvimento físico alcança o ápice desse processo, depois começa um ligeiro declínio.
- As opções de estilos de vida, influencia na saúde.
- Desenvolvimento Cognitivo
- Os julgamentos morais tornam-se mais complexos.
- Desenvolvimento Psicossocial
- Os traços da personalidade tornam-se estáveis. Porém, fases e acontecimentos da vida continuam influenciando.
- São tomadas decisões importantes sobre relacionamentos, estilo de vida. Decisões essas, duradouras ou não.
- É nessa fase que as pessoas, em média, casam-se e tem filhos.
Vida Adulta Intermediária: Dos quarenta a sessenta e cinco anos.
- Desenvolvimento Físico
- Pode ocorrer uma lenta deterioração das habilidades sensoriais, da saúde, do vigor e da força física, mas são grandes as diferenças individuais.
- As mulheres entram na menopausa.
- Desenvolvimento Cognitivo
- As capacidades mentais atingem o auge.
- A produção criativa pode declinar, mas melhora em qualidade.
- Para alguns, o sucesso na carreira e o sucesso financeiro atingem seu máximo. Para outros, poderá ocorrer esgotamento ou mudança de carreira.
- Desenvolvimento Psicossocial
- O senso de identidade continua a se desenvolver.
- Na maioria das vezes a saída dos filhos deixa o lar vazio, há um alivio em parte dessa condição ou uma possível falta deles.
Vida Adulta Tardia: Dos sessenta e cinco anos em diante.
- Desenvolvimento Físico
- A maioria das pessoas é saudável e ativa, embora geralmente haja um declínio da saúde e das capacidades físicas.
- O tempo de reação mais lento afeta alguns aspectos funcionais.
- Desenvolvimento Cognitivo
- Grande maioria das pessoas está mentalmente alerta
- A inteligência e memória pode se deteriorar em algumas áreas, a maioria das pessoas encontra formas de compensar essa perda.
- Desenvolvimento Psicossocial
- A aposentadoria pode oferecer novas opções para aproveitar o tempo disponível.
- O relacionamento com a família e com amigos pode proporcionar um importante apoio.
- A busca de significado para a vida assume uma importância fundamental.
Esses são os principais estágios, períodos, do desenvolvimento humano e é extremamente importante estuda-los porque são os tópicos fundamentais dentro do estudo do ciclo vital. Esse tema é conhecimento básico dentro da psicologia, é fundamental identificarmos os domínios do desenvolvimento e como se inter-relacionam.
Referências: PAPALIA, E. Diane. FELDMAN, Ruth Duskin (2013). Desenvolvimento Humano. AMGH Editora.
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