Gratidão: um recurso para uma vida mais feliz
A sua vida provavelmente é cheia de coisas que você gostaria de ter e ser e não tem e não é. Normal. A grande maioria de nós somos assim. Estamos o tempo inteiro lutando por algo que queremos e que julgamos ser importante para nós.
Nessa eterna busca cultivamos um sentimento permanente de insatisfação. Acabamos deixando de perceber o quanto já temos e deveria ser motivo de gratidão. Um dos maiores benefícios da gratidão é justamente contribuir para a nossa felicidade. Pense bem. Quando estamos concentrados no que não temos, sentimos uma sensação de vazio. Ao praticar gratidão você começa a observar o que já têm e se sentir bem por isso. Traz uma sensação muito maior de satisfação com a vida. Você troca um sentimento negativo por um positivo.
O que seria, então, gratidão?
Gratidão é reconhecer e perceber o que existe de bom na sua vida. Apreciar e se sentir grato por dispor desse recurso lembrando que não são todos que dispõe de muito do que a vida já lhe oferece.
A gratidão não tem uma relação direta com o sucesso. Uma pessoa pode ser altamente bem-sucedida na carreira e financeiramente, mas mesmo assim insatisfeita e ingrata. Enquanto isso, outra se satisfaz e encontra gratidão mesmo no pouco. Basear gratidão no sucesso é um erro. Até porque provavelmente você nunca vai achar que é bem-sucedido o suficiente. Sempre querendo mais.
Ao praticar gratidão você move de um estado de falta para um estado de abundância simplesmente mudando a forma de encarar a vida. Adotando uma nova perspectiva. Ao apreciar as coisas que já fazem parte da vida, cria uma sensação positiva para o dia a dia.
Por mais estranho que possa parecer, vale sermos agradecidos mesmo por nossos problemas. As dificuldades da nossa vida fazem crescermos como pessoa. Ajudam a nos tornarmos mais fortes e criarmos novas habilidades para enfrentar situações. Esse desenvolvimento como pessoa é benéfico e também devem ser um motivo de gratidão. Em vez de enxergar o problema por si só, você passa a perceber a vantagem desse problema existir para você. De certa forma é como fazer exercício na academia em que a dor do músculo é uma dor benéfica.
Claro, não quer dizer que então devemos parar de querer as coisas. Não é isso. Nossas vontades e desejos nos movem para a frente. Servem como propulsores para irmos em busca de nossos sonhos e objetivos. A questão é que deixamos de atrelar o nosso sentimento de paz com nós mesmos à conquista dessas coisas. Passamos a nos sentir bem pelo que já temos. E se vierem mais coisas ótimo, senão está ótimo também.
Gratidão não é sobre ter muito. É sobre apreciar e perceber o quanto se é privilegiado por aquilo que já se tem. É perceber que o que você tem é de fato o suficiente. É um recurso que pode ampliar a qualidade da sua vida significativamente.
When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.
Comentários