BEM-VINDO
O melhor conteúdo para você
6 minutos de leitura (1256 palavras)

Como Ser Calmo e Tranquilo – Dicas Para Uma Vida Mais Sossegada

Têm pessoas que são naturalmente calmas enquanto outras são ansiosas, agitadas e inquietas.

Eu particularmente me considero calmo na maior parte do tempo. Mas tenho meus momentos de muita ansiedade que sabem me dar trabalho. Felizmente ao longo do tempo fui descobrindo formas de enfrentar a questão e hoje consigo gerenciar a questão com bem mais habilidade.

O que acontece é que o modo de vida contemporâneo acelerou as pessoas e trouxe muito para lidar. É pressão no trabalho, preparação pro exame, relacionamentos desalinhados, casa para manter em ordem, saúde e beleza precisando de cuidados, excesso de tempo no trânsito, demandas dos filhos, contas pra pagar. Isso tudo gera stress, torna nossa mente inquieta e trabalhando o tempo inteiro.

Pra ajudá-lo no caos dessa rotina aqui vão umas dicas de como ser uma pessoa mais calma.

1. Elimine fontes de stress

Pare um pouco para organizar a sua vida e planejar mudanças. Faça uma lista de tudo que torna a sua vida estressante. Elimine o que for possível e tente reduzir o resto. Por exemplo, talvez uma das suas maiores fontes de stress seja a lembrança recorrente de eventos desagradáveis que aconteceram no passado. Aprenda a tirar a atenção disso. Se o problema for o trânsito considere mudar-se para um local mais perto do trabalho. Talvez você tenha alguém na sua vida que fica estressando e gerando energia negativa o tempo todo. Nesse caso pode ser que seja melhor se afastar dessa pessoa.

Eliminar ou reduzir fontes de stress ajuda a você viver num ambiente mais pacífico e traz mais calma pro dia a dia.

2. Respire fundo

Esse é a dica mais amplamente sugerida para acalmar alguém. Quando o stress pegar respire fundo. Respire com calma e prestando atenção na respiração deixando os pensamentos um pouco de lado. O ato de respirar e concentrar na respiração acalma e traz energia positiva e renovada para o corpo.

3. Exercite-se

Este é um que funciona muito pra mim. Às vezes quando bate uma crise forte de ansiedade, uma coisa que gosto de fazer é sair pra caminhar. Dou uma caminhada de pelo menos 1h em passo rápido. Depois volto e tomo um bom banho. Me ajuda bastante a liberar a energia negativa.

Esportes também são excelentes. Tênis e natação são os meus favoritos. Escolha o seu.

4. Durma mais

Quando durmo muito pouco o meu dia definitivamente não tem a mesma qualidade de quando estou descansado. Quando fico muitos dias seguidos dormindo pouco começo a ficar bem irritado. O corpo precisa de pelo menos umas 8hs de sono pra estar bem descansado. Talvez baste um pouco menos dependendo da pessoa e atividades do dia. Mas ter dormido o suficiente faz toda a diferença. Uma boa noite de sono "reseta" o cérebro acalmando a confusão e agitação da mente.

5. Leia textos positivos

Procure artigos ou textos que tragam ideias positivas para sua vida. Um artigo na área de desenvolvimento pessoal como este, um livro de autoajuda, a bíblia se você for religioso são algumas ideias. 

6. Encontre um hobby

Praticar um esporte, aprender um idioma, arrumar carros, fazer crochê, palavras cruzadas, cozinhar, quebra-cabeças de cinco mil peças. Vai ser diferente pra cada um. Mas achar o seu e adicioná-lo na sua rotina irá ajudá-lo a manter a calma.

7. Coloque mais humor na sua vida

Se você for uma pessoa muito séria, comece a abrir espaço pro humor na sua vida. Force-se a isso. Pode assistir vídeos engraçados no Youtube, por exemplo. Melhor se conseguir dar um passo além criando o hábito de contar piadas. Talvez isso não seja natural pra você mas faça um esforço. Procure na internet alguma piada que ache engraçada e seja simples de contar e conte pra alguém. Talvez no início não saia tão bem mais depois vai melhorando.

O humor é uma das melhores formas de relaxar.

8. Tire férias de vez em quando

Permita-se parar e desfrutar de um período de descanso de vez em quando. Nem tudo é trabalho. Têm horas que é necessário tirar uma folguinha pra recuperar o gás. Se der para viajar legal. Se não, só de ficar em casa e ter um tempo pra relaxar já ajuda.

9. Distraia a mente

Tirar a atenção do que está causando stress no momento também é uma atitude que me traz muito bons resultados. Por exemplo, às vezes coloco num seriado da Netflix e assisto alguns episódios na sequência.

Quando paro de assistir vejo que a minha mente já não está mais tão incomodada como estava antes. Mas esse é apenas um exemplo. Pode ser muita outra coisa. Parar para assistir um vídeo engraçado no Youtube ou desses que recebemos pelo whatsapp, navegar no facebook, conversar com alguém sobre um assunto não relacionado.

Esses são apenas alguns exemplos. Pode ser qualquer outra coisa que distraia você e tire um pouco a mente do que estava lhe incomodando.

10. Não se importe tanto

Quanto mais você se importa com alguma coisa mais potencial ela tem de afetar você. Tem certas coisas que são realmente muito importantes e merecem toda atenção.

Mas fique de olho naquelas que você está se importando mais do que realmente precisava e, então, relaxe um pouco.

11. Organize-se

Desorganização causa desespero. Arrume a bagunça. Jogue fora o que não precisa mais. Um ambiente menos carregado cansa menos e traz uma sensação maior de limpeza e tranquilidade.

12. Controle suas emoções

Nossa mente é onde estão nossos pensamentos. Os pensamentos muitas vezes geram emoções, como raiva e medo, por exemplo. Aprenda a controlar a mente para concentrar nos pensamentos que irão gerar emoções positivas em vez de negativas.

13. Decida não se estressar

Todas as emoções são possíveis de serem controladas. Você pode tomar a decisão de não se estressar. "Eu não vou me estressar com isso". Você simplesmente toma essa decisão. Pensa o seguinte "Vou fazer o meu melhor e o que tiver que acontecer vai acontecer. Ponto final. " É uma mudança de mindset.

14. Desacelere

Talvez você esteja com tarefas demais na sua lista de afazeres. Nesse caso é bom revisar a lista e remover algumas coisas.

Talvez signifique ter que renegociar com outras pessoas. Mas ok.

Será muito difícil obter tranquilidade com uma montanha de afazeres esperando.

15. Mude-se para o interior

Se você vive num grande centro urbano considere mudar-se para o interior. Já vivi nos dois lugares e se você nunca morou no interior saiba que realmente é bem mais tranquilo que as capitais.

16. Visualização

Imagine cenas da sua vida, ou de filmes que trazem calma para você. Ex. imaginar a vez que você ensinou o seu filho a surfar por exemplo. Comece a pensar nessas coisas que lhe trazem calma, paz e tranquilidade.

17. Faça atividades relaxantes

Meditação, massagem, banhos demorados, ouvir músicas calmas e relaxantes são algumas atividades desse tipo que você pode tentar. No Youtube é só pesquisar por "músicas calmas para relaxar" que vão aparecer muitas opções. 


As modernidades da vida ajudam em muitos sentidos, mas ao mesmo tempo nos sobrecarregam. Estamos super estimulados e isso causa hiperatividade. Precisamos aprender acalmar o passo e baixar o ritmo frenético. Mas para isso você precisa retomar o autocontrole. Parar de estressar tanto com algumas coisas, reorganizar melhor a vida, evitar energias negativas e se centrar no que contribui positivamente para você.

As ideias apresentadas são apenas algumas para ajudar você ser uma pessoa calma. Encontre o que lhe deixa mais relaxado e adicione esse hábito na sua rotina.

Quem ganha é a sua qualidade de vida.

CFP: Seminário nacional coloca em debate a formaçã...
Alteração dos Termos de Utilização 16/07/2020

Related Posts

 

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda. Seja o primeiro!
Já possui conta? Faça seu login
Visitante
Terça, 29 Setembro 2020
Se você deseja se registrar, preencha os campos usuário, senha e nome.

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://psicoeduca.com.br/