BEM-VINDO
O melhor conteúdo para você
7 minutos de leitura (1410 palavras)

04 Questões Sobre Ética Profissional - Ética na Residência em Psicologia 01

Bom dia, leitores. Iniciando nossa saga de questões comentadas para as provas brasileiras de residência em psicologia, apresento quatro questões relacionadas a ética profissional da psicologia.


Como funciona?  Simples! Regularmente postamos questões comentadas na nossa seção de Residência Multiprofissional, para conferir basta acessar lá e escolher os tópicos que deseja estudar. Sobre as questões, apresentaremos questões de concursos de residência em psicologia do Brasil e comentaremos as respostas assinalando a alternativa correta. Para ver a resposta comentada, clique na pergunta. Vamos lá!


04 Questões Sobre Ética Profissional

04 - (UFGD - PSRAPS - 2019) Segundo o Código de Ética do Profissional Psicólogo, assinale a alternativa correta.

a) Um Código de Ética Profissional, ao estabelecer padrões esperados quanto ás práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade, procura fomentar autorreflexão exigida de cada indivíduo acerca da sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas consequências no exercício profissional.
b) A missão primordial de um Código de Ética Profissional é a de normatizar a natureza técnica do trabalho e assim assegurar um padrão de conduta homogêneo.
c) O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer comportamentos não reconhecidos pela sociedade vigentes.
d) O psicólogo tem a responsabilidade de prestar serviços psicológicos a quem quer que lhe solicite, atendendo à demanda do usuário indiscutivelmente.
e) O psicólogo, para ingressar, associar-se ou permanecer em uma organização, orientará sua atuação à filosofia, às políticas e às normas nela vigentes, adaptando-as se preciso for, e fornecendo informações relevantes aos seus superiores, quando solicitado.

a) CORRETA: Justamente essa resposta é correta porque descreve precisamente os objetivos do código de ética profissional do psicólogo, incentivando a autorreflexão e a práticas mais humanas. Procurando , assim, também, ser um meio por onde o psicólogo será responsabilizado por práticas que por ventura sejam consideradas pouco condizentes com a prática profissional.

b) INCORRETA: O Código de Ética não é um manual de conduta, proporcionando uma única forma homogênea (como diz a resposta). 

c) INCORRETA: Não cabe ao psicólogo eliminar quaisquer comportamento não aceitos pela sociedade, inclusive é prerrogativa do psicólogo atuar visando combater a desigualdade, preconceito, racismo e outros males sociais. Não é porque um comportamento não é aceito pela sociedade que isso legitima a atuação do profissional no sentido de eliminá-lo. Um exemplo seria a homossexualidade, historicamente não aceito pela sociedade.

d) INCORRETA: A pegadinha dessa pergunta está quando diz que "indiscutivelmente" o psicólogo atenderá e acolherá a demanda. Entretanto, há situações onde o profissional não é capaz tecnicamente e/ou emocionalmente em lidar com a questão; encaminhando para um profissional competente/ especializado.

e) INCORRETA: O psicólogo não é um agente defensor da empresa, o código de ética vem antes de qualquer coisa e é por ele que o profissional norteará a sua atuação. Não ficando a mercê da empresa. Aqui, também, vimos questões relacionadas ao sigilo. Imagina você em uma organização onde atenda os colaboradores, então chega seu chefe (não psicólogo) e pede informações de alguém. É errado passar, mesmo que cause sua demissão. Nesse caso, cabe denúncia. Passar informações de um usuário requer bom senso e alto discernimento do profissional.

Saiu edital da Residência Multiprofissional em Saú...
Recomendações sobre as práticas no estágio remoto ...

Related Posts

 

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda. Seja o primeiro!
Já possui conta? Faça seu login
Visitante
Sexta, 04 Dezembro 2020
Se você deseja se registrar, preencha os campos usuário, senha e nome.

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://psicoeduca.com.br/