4 minutos de leitura (896 palavras)

História da Psicologia Moderna

O tema central deste livro é a história da psicologia moderna, especificamente o período que se inicia no fim do século quando a psicologia torna-se uma disciplina separada e independente. Apesar de recapitular, de forma resumida, os pensamentos filosóficos anteriores, o livro concentra-se nas questões relacionadas ao estabelecimento da psicologia como um novo e distinto campo de estudo. 

Entre as novidades que esse livro compõe, em relação a edição anterior, estão informações sobre sites que fornecem material adicional sobre pessoas, teorias, movimentos e pesquisas discutidos no livro. Há até um capítulo que relata um pouco sobre a pesquisa da psicologia no Brasil. No início de cada capítulo há uma breve narrativa desenvolvida a partir de uma pessoa ou de um evento, com o objetivo de introduzir o tema principal do capítulo. Essas seções definem prontamente o assunto e transmitem ao aluno a ideia de que a história é sobre uma pessoa verdadeira e a respeito de situações reais.

Nesse livro, os autores procuram recontar a história da psicologia com enfoque nas pessoas, em suas ideias e suas respectivas escolas de pensamento. Desde o início formal da psicologia, em 1879, seus método e objetos de estudo mudaram À medida que cada ideia nova atraía mais adeptos, passando a dominar a área durante um determinado período. Assim, o interesse desse livro está em descrever uma sequência evolutiva das abordagens que definiram a psicologia ao longo dos seus anos iniciais até o presente momento. Sendo assim, um ótimo livro para quem deseja estudar sobre a psicologia de forma geral e, ao mesmo tempo, técnica, com um olhar científico e críticas bem estruturadas.

Como já dito, o livro procura descrever cada escola de pensamento com base na relação com as ideias e descobertas científicas anteriores e posteriores. Sendo, cada escola de pensamento, resultado de uma revolução ou de divergências da ordem predominante de um determinado momento histórico-cultural-científico. A organização do livro inclui uma série de elementos que o tornam útil para o ensino da História da Psicologia, mas que também o qualificam como guia para o estudioso autônomo.


Autor: Duane P. Schultz e Sydney Ellen Schultz

Título: História da Psicologia Moderna.

Título Original: Modern Psychology: a history.

Ano de Publicação: 2019 (11ª ed.).

Capa: Sérgio Bergocce.

Editora: Cengage Learning.

A leitura de "História da Psicologia Moderna" permite constatar que o desafio de promover uma história desprovida de tantas controvérsias comuns à historiografia da Psicologia e da ciência (por exemplo, historicismo versus presentismo) permanece em aberto, mesmo quando são adotadas medidas com intuito de se viabilizar a mencionada unificação da Psicologia pela disciplina de História da Psicologia.

Senra, L. X. 2011 - A História da Psicologia Moderna e seu Ensino no Brasil

 Na citação acima, Luciana (2011) cita um outro livro, de outro autor, e de mesmo título, mas podemos traçar uma crítica paralela ao conteúdo do título proposto nesse artigo. Em todo o seu percurso o livro nos instiga a ir mais fundo no descobrimento dos rumos da psicologia ao longo dos séculos e nos confronta diante das nossas formas habituais de abstrair e compreender as diversas escolas de pensamento que compõe a psicologia enquanto uma ciência e uma profissão. A história da psicologia é uma área de estudos significativa inserida na disciplina de psicologia na graduação, sendo um segmento de estudos independente e importante.

A tarefa de apresentar a História da Psicologia não é fácil. Requer rigor, conhecimento, objetividade, paixão pelo tema e, não menos importante, um senso de finalidade capaz de nortear a serviço de quê se empreende investigação tão funda, num campo em constante mudança. Isto se torna ainda mais verdadeiro quando os autores se dispõem a incluir nessa apresentação a caracterização dos diversos movimentos que compuseram essa História, diferenciando-os uns dos outros e mostrando como se articulam, como contrastam, ou como se encadeiam ao longo das décadas, tanto no sentido de representarem especializações de movimentos embrionários, matriciais, como no sentido de inaugurarem razões epistemológicas.

Lima Filho, A. P. 2005 - Reseña de "História da Psicologia Moderna" de D.P. Schultz e S.E. Schultz.

Certamente esse livro é um excelente coadjuvante na sua formação profissional e um ótimo candidato a compor sua coleção pessoal na sua estante de livros. Não atoa, esse livro foi minha primeira aquisição, junto com o livro Desenvolvimento Humano, e me ajudou muito a entender o que é a psicologia e, ao mesmo tempo, estudar os principais autores que compõe os referenciais teóricos que sustentam as nossas práticas psicológicas. Além disso, certamente você viu ou verá seu professor recomendando esse livro no seu primeiro ano da faculdade. Isso porque esse livro é sistematicamente revisado para entregar o melhor conteúdo, tendo informações novas adicionadas a cada edição. Na data em que escrevo esse artigo o livro se encontram em sua 11ª edição.

Único ponto negativo que eu considero nesse livro seria o seu preço, que varia entre R$ 90,00 e R$ 100,00 na melhor das hipóteses. Como podem ver, não é tão acessível assim. Entretanto, eu recomendo a aquisição desse livro mesmo que você ainda não esteja cursando psicologia, mas está pleiteando ingressar nele. Esse livro servirá para trazer um panorama histórico da profissão e será útil ao longo dos anos para servir como consulta para seus estudos ou, no meu caso, para escrever diversos artigos sobre psicologia.

Relação candidato x vaga residência multiprofissio...

Related Posts

 

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda. Seja o primeiro!
Já possui conta? Faça seu login
Visitante
Segunda, 26 Julho 2021
Se você deseja se registrar, preencha os campos usuário, senha e nome.

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://psicoeduca.com.br/