Curiosidades e Mitos sobre a Vasectomia
Hoje falarei um pouco sobre os fundamentos da vasectomia e os mitos que envolvem esse ato cirúrgico. Muitos homens pensam que quando fizer a vasectomia deixará de ser homem, não terá ereção, deixará de produzir testosterona, mas o Psico Educa está aqui para jogar luz na situação e dizer que NÂO, nada disso acontece. As vezes o que acontece é o "fator psicológico" entrar em ação e o sujeito se sentir inferiorizado por conta do procedimento, tal sentimento se junta com muitas inseguranças masculinas e já podemos imaginar o resultado.
- Posso afirmar que a vasectomia não influencia na produção de testosterona, se você fizer continuará produzindo. Ufa!
- Também não influencia na ejaculação, o homem continua ejaculando normalmente mas sem os gametas (espermatozoides).
Uma curiosidade importante de ressaltar é que mesmo com a vasectomia o homem continua produzindo os espermatozoides, a unica diferença é que como eles não saem para o meio externo os espermatozoides morrem dentro do testículo através de um processo chamado apoptose. O ciclo não tem fim, igual a quem não fez vasectomia: nasce espermatozoide, morre espermatozoide.
Hoje o processo já está muito mais sofisticado, é realizado no próprio consultório do médico especialista. Antigamente se amarrava o ducto deferente - canal por onde passa o espermatozoide - mas hoje em dia é feito uma "cauterização", podendo ser reversível até certo ponto. Quanto mais tempo se passou da cirurgia, menor as chances de reverter a vasectomia.
- Somente sujeito acima de 25 anos ou com dois filhos podem fazer vasectomia.
Espero que tenham gostado, até o próximo artigo pessoal!
When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.
Comentários