2 minutos de leitura (326 palavras)

Nota CFP: Formação em “Psicologia Cristã”

 

nota posicionamento cfp psicologia crista

 Quando começou uma divulgação sobre uma tal de "Psicologia Cristã" - que ensinava uma psicologia à luz da bíblia - fiquei espantado, sabemos que a psicologia enquanto ciência nunca poderá ser vinculada com aspectos religiosos que fogem dos preceitos cietíficos. E, para minha surpresa, o CFP até pouco tempo atrás não havia se pronunciado.

 Felizmente nosso conselho federal de psicologia se pronunciou dia 10/02 sobre o assunto e, visando uma ampla divulgação, repasso para vocês a nota de posicionamento. O link para ver a nota na integra estará no final do artigo.

 

Comunicado do CFP sobre formação em “Psicologia Cristã”:

Em relação a denúncias recebidas acerca da existência de cursos que oferecem formação em “Psicologia Cristã” e/ou profissionais que afirmam exercê-la, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) informa que:

1. De acordo com a Lei 4.119/1962, para se intitular psicóloga (o) e exercer legalmente a Psicologia, a (o) profissional deve ser diplomada (o) em instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC e devidamente registrada (o) junto ao CRP, conforme estabelecem as leis 4119, de 1962, e 5.766, de 1971;

2. De acordo com a resolução CFP 13/2007, o Conselho Federal de Psicologia reconhece apenas uma Psicologia, que se constitui por 12 especialidades, técnica e cientificamente validadas. “Psicologia Cristã” não é uma delas;

3. A Constituição brasileira assegura a laicidade do Estado, e o Sistema Conselhos de Psicologia pauta-se por tal referencial ao realizar suas ações de orientação, fiscalização e regulamentação da profissão;

4. A autarquia comunica, adicionalmente, que encaminhou ofícios a estabelecimentos de ensino que não se referem à formação em Psicologia conforme a definição legal em que solicitou alteração no nome do curso e nas campanhas de divulgação.

Link para o artigo no site do CFP.

 

Ótimo posicionamento do nosso Conselho Federal de Psicologia.

 

×
Stay Informed

When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.

Skinner e o novo conceito de Ciência Natural
CFP propõe alterações no PL nº 3.792/2015

Related Posts

 

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda. Seja o primeiro!
Já possui conta? Faça seu login
Segunda, 29 Abril 2024