1 minute reading time (231 palavras)

Adesivo contra Alzheimer já está disponível no SUS!

 Olá Psico Leitores,

Nesta quinta (22/09) foi publicado no Diário Oficial da União a incorporação da rivastigmina em forma de adesivo para o tratamento de Alzheimer. Isso é um grande avanço para os portadores dessa doença pois, em muitos casos, diminuirá os efeitos colaterais que são tão comuns quando o fármaco é ingerido. Essa diminuição de efeitos colaterais da rivastigmina (vômito, náuseas, perda de apetite) acontece porque ela é liberada gradativamente na corrente sanguínea, sem passar pelo sistema digestivo. Hoje, o Alzheimer afeta cerca de 1,2 Milhões de Brasileiros (Fonte: Abraz, 2016) e se diagnosticado previamente pode-se retardar seu avanço ou controlar seus sintomas, proporcionando uma melhor qualidade de vida para o portador dessa doença.

O adesivo de rivastigmina encontra-se no mercado desde 2008, porém somente agora é possivel adquiri-lo através do S.U.S. Logo abaixo, encontra-se um trecho retirado do Diário Oficial da União de 22/09/2016 p. 41:

 

PORTARIA Nº 31, DE 20 DE SETEMBRO DE 2016

"Torna pública a decisão de incorporar a rivastigmina adesivo transdérmico para o tratamento de demência para Doença de Alzheimer, conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde -SUS."

 

Link para acessar o Diário Oficial da União de 22/09/2016.

×
Stay Informed

When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.

Código de Ética do Psicólogo

Related Posts

 

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda. Seja o primeiro!
Já possui conta? Faça seu login
Sexta, 26 Abril 2024