By Mazin, G. on Quarta, 09 Novembro 2016
Category: Desenvolvimento Humano

Estágios do Desenvolvimento Humano

 É muito importante conhecer os principais períodos que o desenvolvimento humano passa. Conhecendo-os, adquirimos maior habilidade no trato das faculdades mentais que são pertinentes para cada estágio e um conhecimento ímpar sobre nossa natureza e como ela afeta a todos nós ao longo da vida. Já abordei em outros tópicos sobre as influências que limitam esse processo do desenvolvimento. Caso queira saber quais fatores influenciam o desenvolvimento, recomendo esse artigo: Influências no Desenvolvimento Humano.

 Mas, o que são os estágios do desenvolvimento?

Imagine que os pesquisadores - estudiosos - do desenvolvimento humano, fizeram uma longa fita que ia do 0 ao 65 em números. Esses números representam a nossa idade, sendo que 0 significa a concepção da vida, a união dos gametas, e conforme progride-se nessa longa fita, passando pelos números, simula-se o nosso envelhecimento. De posse dessa longa fita numérica, os pesquisadores decidiram dividir esse processo de maturação em estágios e, para isso, reuniram as grandes mudanças em termos de maturação e desenvolvimento psicossocial que nós passamos e separaram essa longa fita em oito partes. Essas partes nada mais são do que os estágios do desenvolvimento, e os critérios que determinam esses estágios são: desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.

Os períodos do desenvolvimento: Período pré-natal: da concepção ao nascimento; Primeira Infância: do nascimento aos três anos; Segunda infância: três a seis  anos; Terceira Infância: seis a onze anos; Adolescência: 11 a aprox. vinte anos; Vida Adulta: vinte a quarenta anos; Vida Adulta Intermediária: quarenta a sessenta e cinco anos; e a Vida Adulta Tardia: sessenta e cinco anos em diante.

É importante deixar claro que essas idades não são uma regra, variando de indivíduo para indivíduo e de cultura para cultura. Porém, é uma média e acima de tudo uma forma de representar os períodos no processo do desenvolvimento.

Os períodos do desenvolvimento humano

 Período Pré-natal: É o processo que se dá desde a fecundação do óvulo pelo espermatozoide até o nascimento da criança.

Primeira Infância:Esse período se dá desde o nascimento até aproximadamente três anos de idade. Saiba Mais: Primeira Infância - Desenvolvimento Humano

Segunda Infância: Dos três anos de idade até os seis. Saiba Mais: Segunda Infância - Desenvolvimento Humano

Terceira Infância: Tal período inicia-se em meados dos seis anos de idade e vai até os onze anos.

A Adolescência: Começa aproximadamente entre os onze anos e vai até vinte.

O crescimento do corpo e outras mudanças físicas são rápidas e intensas.

A maturidade reprodutiva é o marco desse período.

Se há algum risco para a saúde que envolva essa fase, com certeza, é por motivos comportamentais. Exemplo: Abuso de drogas, distúrbios alimentares, etc.

Aprimoramento das capacidades de pensamento abstrato e raciocínio científico.

Pode-se persistir o pensamento imaturo ante algumas situações, que marcam em termos comportamentais essa fase.

Esse período é marcado pela busca de uma identidade, incluindo a identidade sexual.

As amizades podem exercer muita influência na vida desses jovens, tanto positiva quanto negativa.

Vida Adulta - InícioTodo o período que se dá entre os vinte a quarenta anos.

Vida Adulta Intermediária: Dos quarenta a sessenta e cinco anos.

Vida Adulta Tardia: Dos sessenta e cinco anos em diante.

Esses são os principais estágios, períodos, do desenvolvimento humano e é extremamente importante estuda-los porque são os tópicos fundamentais dentro do estudo do ciclo vital. Esse tema é conhecimento básico dentro da psicologia, é fundamental identificarmos os domínios do desenvolvimento e como se inter-relacionam.

Referências: PAPALIA, E. Diane. FELDMAN, Ruth Duskin (2013). Desenvolvimento Humano. AMGH Editora.

Related Posts

Leave Comments