By Mazin, G. on Terça-feira, 05 setembro 2017
Category: Teorias e Sistemas em Psicologia

Relação Linguagem e Pensamento - Vygotsky

Um dos grandes saltos evolutivos do homem em relação aos outros animais se deu quando ele adquiriu a linguagem, ou seja, quando aprendeu a verbalizar seus pensamentos. É por meio das palavras que o ser humano pensa. A generalização e a abstração só se dão pela linguagem e com base nelas melhor compreendemos e organizamos o mundo à nossa volta.

No artigo de hoje iremos entender um pouco sobre o pensamento de Vygotsky sobre a relação do pensamento e da linguagem. Vamos lá!

Para Vygotsky, a linguagem é um sistema simbólico básico e comum a todo grupo humano. Ela (linguagem) tem duas funções básicas: Intercâmbio Básico e Pensamento Generalizante.

Para melhor ilustrar, dizemos que o pensamento é generalizado porque a palavra é, em si, um ato de pensamento, sendo esse mesmo pensamento uma generalização. Quando utilizamos as palavras, estamos falando de uma realidade generalizada. A palavra, ao mesmo tempo que procura a aproximação, ela, também, afasta e cria distância quando tange a ideia que pensamos que o outro entendeu de fato o que falamos, mas somente nós sabemos seu real significado e torcemos para que o outro partilhe de generalizações parecidas das nossas - para fins de curiosidade. Logo Vygotsky dirá que há uma amalgama fina que dificulta a compreensão de quando começa o pensamento e a fala e quando eles terminam. Entender essa dupla relação levou muitos teóricos ao delírio.

Para encerrar quero deixar uma comparação entre as teorias de PIAGET e de VYGOTSKY:

o pensamento é generalizado porque a palavra é, em si, um ato de pensamento, sendo esse mesmo pensamento uma generalização.

PIAGET: Diz que a fala está subordinada ao pensamento, é fruto da organização dos esquemas sensório-motor. Aqui a fala e pensamento estão subordinados a maturação de funções inatas.

VYGOTSKY: Para ele a fala molda e da corpo ao pensamento. A fala muda a qualidade do pensamento. Inicialmente, a fala começa a ser direcionada ao outro e depois aprimora para si. Em melhores palavras, o bebê começa falando para o externo e depois volta sua fala e, consequentemente, seu pensamento para si próprio.

Fico por aqui e espero que esse texto o auxilie em seus estudos. Até o próximo artigo!

Referências:

Linhares Pereira, Caciana. Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições para os estudos da linguagem. SCIELO: Maringá, 2012.

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