By Mazin, G. on Terça-feira, 30 maio 2017
Category: Teorias e Sistemas em Psicologia

Fidedignidade, Validade e Padronização em Psicometria

Os testes psicométricos devem satisfazer pelo menos dois requisitos básicos para que possam rodar no mercado psicológico, são eles: Fidedignidade e Validade.

Fidedignidade:

A Fidedignidade em Psicometria representa a precisão do teste, é a consistência dos dados (escores) obtidos pelas mesmas pessoas quando são examinadas com o mesmo teste só que com examinadores diferentes e em condições diferentes. Um teste é fidedigno se o mesmo for exposto a repetidas mensurações e os resultados forem sempre os mesmos.

Dentro da Psicometria há algumas formas para verificar a precisão de determinado teste, sendo elas: teste-reteste, consistência interna e até mesmo formas paralelas.

Validade:

A validade de um teste nada mais é do que a capacidade dele de medir/mensurar aquilo que ele propõe. Se um teste propõe avaliar a capacidade de leitura de uma pessoa então, necessariamente, deve ser capaz de avaliar a capacidade de leitura de uma pessoa.

Para que possamos verificar a validade de um teste podemos fazer jus a um desses três métodos de validação: Validade de conteúdo, Validade de Critério ou Validade de Constructo.

Normatização e Padronização dos Testes:

Quando referimos a padronização de um determinado teste estamos falando da uniformidade em todos os procedimentos no uso de um teste válido e preciso, isso quer dizer que todos os aplicadores daquele teste devem seguir os mesmos procedimentos para que se possa melhor avaliar o objeto escolhido. Assim faz necessário a normatização de um teste, para sua aplicação. Dentro da psicometria temos alguns autores que ressaltam a importância de distinguir esses dois termos.

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