É com grande satisfação que apresento esse livro para vocês. Quem acompanha o Psico Educa sabe que tenho uma queda pela psicanálise e foi justamente esse livro que deu um empurrãozinho para que essa paixão acontecesse. Isso não quer dizer que Teorias da Personalidade seja um livro psicanalista, muito pelo contrário. O livro proporciona uma síntese a respeito de como as grandes teorias interpretam a "personalidade".
Autor: Calvin S. Hall; Gardner Lindzey; John B. Campbell.
Título: Teorias da Personalidade.
Título Original: Theories of Personality.
Ano de Publicação: 2000 (Reimpressão 2008).
Capa: Joaquim da Fonseca.
Editora: Artmed.
Saiba Mais: O que é a Personalidade?
Uma resenha muito técnica e com certo aprofundamento nos assuntos descritos dentro do livro se tornaria por demais cansativo e certamente desgastante para você leitor. Além de tornar muito extenso o artigo. Isso porque o tema do livro é somente um: Personalidade. O grande diferencial deste livro é justamente pegar o tema proposto e destrinchar através do olhar de cada teoria e, para que isso seja possível, os autores explicam os conceitos fundamentais dessas teorias. Para poder explicar o conceito de personalidade na psicanálise de Freud (exemplo), os autores explicam antes os fundamentos da psicanálise. Incrível, não?! Os autores explicam as teorias com uma maestria que, até o momento que escrevo esse artigo, não encontrei em outros livros. A linguagem é clara e passa a ideia que pretende passar. Foi assim que tive o prazer de ter o primeiro contato com a teoria psicanalítica de Freud - em termos técnicos.
Vamos olhar quais os autores e/ou teorias que são abordados nesse maravilhoso livro:
Ênfase na Psicodinâmica:
- A Teoria Psicanalista de Sigmund Freud.
- A Teoria Analítica de Carl Jung.
- Teorias Psicológicas Sociais: Adler, Fromm, Horney e Sullivan.
- Erik Erikson e a Teoria Psicanalítica Contemporânea.
Ênfase na Estutura da Personalidade:
- A Personologia de Henry Murray.
- Gordon Allport e o Indivíduo.
- A Teoria do Traço Fatorial-Analítica de Raymon Cattel.
- A Teoria de Traço Biológico de Hans Eysenck.
Ênfase na Realidade Percebida:
- A Teoria do Constructo Pessoal de George Kelly.
- A Teoria de Carl Rogers Centrada na Pessoa.
Ênfase na Aprendizagem:
- O Condicionamento Operante de B. F. Skinner.
- A Teoria de Estímulo Resposta de Dollar e Miller.
- Albert Bandura e as Teorias da Aprendizagem.
Como pode ver o tema mesmo sendo Personalidade é muito bem destrinchada nesse livro e é justamente essa a razão de Eu sempre indicar ele para os estudantes de psicologia. Já usei ele de referência para muitos artigos aqui no Psico Educa. Agora quero compartilhar com vocês a sinopse da contra-capa do livro:
"A edição original de Hall e Lindzey (1957) definiu o campo da personalidade, levou a dezenas de livros didáticos sobre a teoria da personalidade, gerou centenas de curso em nível de graduação e pós-graduação nas universidades e tem se mantido como obra de referência ao longo dos anos. Contudo, foram necessárias atualizações referentes aos avanços ocorridos no período, o que levou à realização desta quarta edição. É importante enfatizar, entretanto, que não foram alterados os atributos responsáveis pelo duradouro valor de Hall e Lindzey. Isto é, esta obra aborda as teorias da personalidade de indicutível importância de uma forma abrangente, rigorosa e agradável, sendo útil tanto aos professores como aos alunos de graduação e pós-graduação.
Entre os novos teóricos abordados nesta edição incluem-se Kurt Goldstein, Abraham Maslow, George Kelly, Hans Eysenck e Albert Bandura. Para que o leitor possa compreender as diferentes teorias e seus inter-relacionamentos com facilidade, elas foram divididas em quatro grupos. Os teóricos destes grupos são distintos, mas compartilham uma ênfase comum, que pode estar na psicodinâmica, na estrutura da personalidade, na realidade percebida ou na aprendizagem."
Logo, notamos que o livro é um exame abrangente do desenvolvimento da teoria da personalidade e as suas múltiplas faces. Já fazia muito tempo que queria compartilhar com vocês essa leitura quase que obrigatória para quem decide ingressar no mundo da psicologia, e para aqueles que já possuem certa experiência nesse campo tão distinto mas que compartilha algo em comum: o ser humano. Espero que gostem da leitura e caso você já leu esse livro não deixe de comentar com suas opiniões, adoraríamos ouvi-las!