By Mazin, G. on Sábado, 21 janeiro 2017
Category: História da Psicologia

Você sabe o que é Zeitgeist?

Bom dia Psico Leitores,

Recebi hoje, no facebook, uma pergunta sobre Zeitgeist. Após responde-la, me surgiu a ideia de criar um artigo falando sobre essa expressão amplamente usada nos livros de história da psicologia.

O que é Zeitgeist?

 Zeitgeist é um termo alemão que significa espírito da época. Trazendo para a psicologia, quando lemos "zeitgeist" em um livro o autor está se referindo ao clima intelectual e cultural da época que propiciou o surgimento de algo, daquilo que ele está abordando no texto.

"Para entender a história da psicologia, é necessário analisar o contexto em que a disciplina se desenvolveu, as ideias predominantes na ciência e cultura da época, ou seja o Zeitgeist ou o clima intelectual da época[...]" (Schultz, 2016, p. 09).

 O termo Zeitgeist surge na explicação de que algo somente acontece porque os fatores culturais e intelectuais, presente no momento do desenvolvimento, contribuíram para o surgimento do mesmo. Encontramos autores que defendem a ideia de que o Zeitgeist é fator importantíssimo para o surgimento de um novo pensamento, ideia, teoria e etc, e sem ele provavelmente não averia "estímulo" para o surgimento desses pensamentos (explicarei melhor adiante).

 Exemplificando: Freud só concebeu a interpretação dos sonhos porque os acontecimentos da época (Zeitgeist) o levaram aquilo e se não existisse Freud outra pessoa, provavelmente, teria concebido a interpretação dos sonhos.

O Zeitgeist como modelo historiográfico:

 Há quatro formas de se abordar a história da psicologia e, consequentemente, de entende-la. Uma delas é o próprio Zeitgeist. Como ja mencionado, o Zeigeist é um conjunto de opiniões que dominam um momento específico da história e, de modo inconsciente, determina o pensamento de todos os que vivem nesse contexto. Mais do que caracterizar um período na história, o Zeitgeist determina e controla a conduta das sociedades humanas (de forma temporal) e, de acordo com esse modelo proposto, ele produz idéias e movimentos científicos, sendo responsável pelos acontecimentos naquele período.

 Podemos entender que os tempos estavam prontos para receber os acontecimentos.

  acreditando que esteja claro o significado de Zeitgeist, cabe fazer uma reflexão. Sabe-se que tal termo constitui-se numa metáfora que busca significar uma realidade concreta, porém não podemos definir uma realidade concreta com uma metáfora. Por mais que busquemos uma forma elegante de interpretar determinadas condutas e momentos históricos, não podemos nos esquecer que o Zeitgeist é apenas uma construção hipotética, possuindo apenas um fundo interpretativo que foge da veracidade científica. No mesmo extremo, esse termo retira a importância da pessoa por trás do surgimento de um novo pensamento ao dizer que: independente da atuação do sujeito, o resultado do Zeitgeist será o mesmo.

  Entretanto, mesmo que o Zeitgeist fuja da veracidade científica podemos nos valer de suas explicações para melhor interpretar os movimentos culturais da época e, consequentemente, entender o objeto de estudo primário.

Related Posts

Leave Comments