O nosso sistema nervoso tem por função a comunicação do meio interno para o meio externo, isso significa que é o responsável por levar as informações captadas pelos nossos órgãos dos sentidos até o cérebro, e do cérebro conduz os "impulsos neurais" até os músculos, órgãos, tendões e etc. O nosso Sistema Nervoso mantém a homeostasia e controle sobre nossas atividades biológicas, físicas e psicológicas, sendo esse sistema dividido e categorizado de algumas maneiras que veremos ao longo desse artigo. Mas para que todas essas funções aconteçam é necessário, além do cérebro como intérprete, dois pontos de comunicação, um que recebe e outro que emite. "Esses pontos" são os extremos do Sistema Nervoso, ou seja, as pontas, sendo um deles o córtex e o outro um neurônio receptor. Isso ficará claro mais pra frente. Por hora, basta entendermos que os neurônios são os responsáveis por receber um estímulo do meio externo ou interno e conduzir essa informação até o córtex.
Divisão do Sistema Nervoso:
O Sistema Nervoso é dividido em duas partes: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
Sistema Nervoso Central:
- Processa a entrada de muitos tipos diferentes de informações sensoriais.
- Estimula os músculos a se contraírem e as glândulas a secretarem.
- É fonte das memórias, pensamentos e emoções.
Sistema Nervoso Periférico:
- É composto por neurônios sensitivos que conduzem informação dos receptores sensoriais na cabeça, nos órgãos, pele, membros e etc.
Divisão do Sistema Nervoso Central:
O sistema nervoso central é o conjunto formado pelo encéfalo e medula espinhal, tendo por função a via de condução das informações relacionadas aos sentidos (audição, visão, olfato, tato e paladar) e é dele que partem ordens destinadas aos músculos e glândulas. Esse sistema é dividido em algumas partes, que veremos a seguir:
- Encéfalo: o cérebro é dividido em lobos e possui dois hemisférios. Os lobos são: lobo frontal, occipital, parietal, temporal. Os hemisférios são nomeados em direito e esquerdo. o Encéfalo é responsável pelo equilíbrio do corpo, movimentos finos, coordenação dos movimentos e interpretação dos estímulos sensoriais.
- Tronco Encefálico: Pertence ao encéfalo, é responsável pela comunicação entre medula espinhal (por onde vem as informações sensoriais do pescoço pra baixo), também controla diversas funções autonômicas do corpo como a respiração, pressão arterial e frequência cardíaca e etc.
- Medula Espinhal: Está dentro da Coluna Vertebral e é ligada ao encéfalo, através do tronco encefálico. Ela é a continuação do encéfalo e se aloja no interior da coluna vertebral, as meninges circundam a medula espinhal.
Curiosidade: Sabemos que o Sistema Nervoso Periférico é responsavel por captar e levar as informações sensoriais para o cérebro, entretanto apenas uma parte do corpo fica de fora dessa regra. A cabeça, nela os neuronios receptores estão ligados diretamente ao Sistema Nervoso Central e não possui comunicação com o sistema periférico através da medula espinhal. Um exemplo disso são os olhos (receptores visuais), o paladar, olfato, músculos da face.
Divisão do Sistema Nervoso Periférico:
A Função do Sistema Nervoso Periférico é realizar a conexão das várias partes do organismo com o Sistema Nervoso Central e vice versa. Assim, o sistema nervoso periférico capta e envia as informações do corpo até a medula espinhal e de lá, já no sistema nervoso central, encaminhará as informações até a respectiva área no córtex.
- Terminações Nervosas: no final dessas terminações, ou seja, conectadas aos órgãos, pele, músculos e etc, existem fibras especializadas em receber e enviar estímulo. Existem dois tipos dessas fibras, as sensitivas (que conduz o impulso eletroquímico da sensação) e as motoras (ativa a musculatura a contrair ou relaxar).
- Nervos: as fibras presentes nos nervos podem ser tanto dendritos como axônios, conduzindo impulsos nervosos das diversas regiões do corpo ao sistema nervoso central e vice versa. São categorizados em 2 grupos, nervos cranianos (do SNC) e espinhais.
- Gânglios Nervosos: São aglomerados de corpos celulares de neurônios que estão fora do sistema nervoso central, aparecem como pequenas dilatações em certos nervos.
As fibras motoras saem do SNC em direção a musculatura destinada, são chamados de impulsos Eferentes. Já as fibras sensitivas, partem do sistema periférico (ou não, no caso de receptores faciais) e chegam até o SNC, são chamadas de impulsos Aferentes.