O sistema endócrino é um conjunto de órgãos responsáveis pela atividade da produção de certas secreções que são chamadas de hormônios. O sistema endócrino pode interagir com o sistema nervoso (hipotálamo), formando mecanismos reguladores bastante precisos. É através do sistema nervoso que o sistema endócrino recebe informações sobre o meio externo, assim regulando a reposta interna do organismo para estas informações.
- Uma glândula é um órgão, constituído de tecido epitelial, cuja utilidade é tão somente secretar determinada substância com uma função já pré-determinada.
- Hormônios: Atuam como mensageiros químicos cuja função seria manter a homeostase estabelecida para aquele organismo.
Principais Glândulas Endócrinas: Hipófise, Pineal, Tireoide e Paratireoide, Suprarrenais, Pâncreas, Ovários e Testículos.
Glândulas Endócrinas:
Hipófise: É separada em duas porções, sendo uma anterior (adenohipófise) e posterior (neurohipófise). O primeiro lobo dessa glândula secreta 6 hormônios e o segundo secreta apenas dois hormônios. Vejamos:
- Adenohipófise:
- TSH/Tireoestimulante: Estimula a tireoide a produzir T3 e T4.
- ACTH/Adrenocortcotrófico: Estimula a glândula adrenal/suprarrenal a produzir corticoides, adrenalina e noradrenalina.
- GH: Conhecido também com o hormônio do crescimento, ele atua especialmente nos músculo e ossos.
- FSH: Estimula a produção e maturação dos gametas, óvulos e espermatozoides.
- LH: Estimula as gônadas a sintetizarem estrógenos, progesterona e testosterona.
- Prolactina: Responsável pela secreção de leite pelas mamas após preparo pelo estrógeno e progesterona.
- Neurohipófise:
- Ocitocina: Também responsável pela contração de músculos lisos, podemos usar o útero como exemplo.
- ADH/Vasopressina: Responsável pela formação urinária.
Pineal: Está situada na cavidade craniana e em posição oposta a hipófise, tem por principal função a regulação do biorritmo, através da Melatonina. Sabemos que a claridade inibe a secreção de melatonina e a escuridão estimula a mesma.
Tireóide: Encontra-se anteriormente a traqueia e a laringe, tem um formato que lembra uma letra H porque possui dois lobos que são unidos pelo istmo.
- Secreta os Hormônios:
- Triiodotironina (T3).
- Tiroxina (T4).
Paratireoides: Essas glândulas estão localizadas na face posterior dos lobos da tireoide. Responsável pela secreção do Paratormônio-PTH, hormônio esse que atua na regulação do metabolismo do cálcio no organismo. O Cálcio é responsável pela formação óssea, coagulação sanguínea e contração muscular.
Glãndulas Suprarrenais: Localizadas no abdome e sobre o polo superior dos rins, essas glândulas são responsáves por secretar a aldosterona, o cortisol, andrógenos, adrenalina e noradrenalina. As Suprarrenais são divididas em duas porções endócrinas diferentes, sendo: córtex e medula. Ambos possuem secreções hormonais diferentes.
- No córtex da suprarrenal podemos encontrar 3 esteroides:
- Mineralocorticoide (aldosterona): Tem atuação nos rins, estimula a absorção de sódio para que não seja eliminado na urina. Isso pode gerar efeitos sobre a pressão arterial.
- Glicocorticoide (cortisol): Considerado o hormônio do STRESS. É um anti-inflamatório natural.
- Andrógenos: Estimulam as características sexuais masculinas e o crescimento do tecido muscular.
- Medula da Suprarrenal: Secretam dois tipos de hormônio: adrenalina e noradrenalina. Esses hormônios estimulam o aumento da pressão arterial e diâmetro dos brônquios e pupilas, sendo assim estão ligados ao mecanismo de luta x fuga do organismo.
Pâncreas: Está localizado no abdome, posteriormente ao estômago. Não é tão somente uma glândula endócrina porque também é uma glândula exócrina. O Pâncreas é responsável pela produção de glucagon e insulina, responsável pelo aumento e diminuição da glicose sanguínea, respectivamente.
Ovários: É um órgão par que está localizado na cavidade pélvica feminina. Sintetiza o óvulo (gameta feminino) e secreta estrogênio e progesterona.
- Estrogênio: Estimula o desenvolvimento das mamas, pelos púbicos, acúmulo de tecido adiposo, modificações na vulva.
- Progesterona: estimula as células do endométrio a se proliferar para a fixação do embrião.
Testículos: Também é um órgão par e está localizado no saco escrotal, é responsável pela secreção de testosterona e sintetiza os espermatozoides (gametas masculinos). Testosterona: Responsável por desenvolver as características masculinas (timbre vocal, tonicidade muscular, crescimento peniano e etc).