By Mazin, G. on Segunda-feira, 29 maio 2017
Category: Fisiologia Humana

Trajeto do Espermatozoide: Sintetização e Meio Externo

Bom pessoal como nosso curso de psicologia normalmente tem em sua grade matérias como Fisiologia Humana e estudamos dessa matéria o Sistema Reprodutor (ou genital) Masculino, então decidi trazer esse artigo para vocês. Vamos lá!

O Sistema Reprodutor Masculino é o responsável pela produção dos gametas masculinos, indo desde a maturação interna até a introdução destes gametas no aparelho reprodutor feminino. Podemos dizer que o Sistema Genital Masculino é um conjunto de órgãos que são encarregados da reprodução no sexo masculino. Tal sistema é divido em testículos (gônadas masculinas), um sistema de ductos que são as vias condutoras (ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra), glândulas anexas (próstata, glândula bulbouretral e vesícula seminal).  Inclui também estruturas de suporte como o pênis e o escroto (órgãos externos).

Produz: Espermatozoide, hormônios (testosterona) e sêmen.

 

Testículo e Epidídimo:

São órgãos pares e estão localizados no interior do saco escrotal (bolsa de músculo-cutânea) que está localizada na região anterior do períneo, logo por trás do pênis, e são responsáveis pela produção dos espermatozoide e testosterona. No interior dos testículos são produzidas as células de Leydig (células intersticiais, testosterona), que logo são absorvidas para o sangue. Já os espermatozoides também são também são produzidos no interior dos testículos mas fazem outro caminho, que vai até o meio externo.  Após a produção e maturação desses espermatozoides nos testículos eles se deslocam para o epidídimo e posteriormente para o ducto deferente.

O epidídimo é dividido em três partes, sendo: cabeça, corpo e causa. É responsável pela condução e armazenamento dos espermatozoides até o momento da ejaculação. Após o epidídimo há o Ducto Deferente que é a continuação da cauda do epidídimo, seu trajeto é ascendente e conduz o espermatozoide até a próstata.

Vesícula/Glândula Seminal:

São duas "bolsas" que estão localizadas no interior da cavidade pélvica, atrás da bexiga, são elas as responsáveis pela produção do sêmen (líquido ejaculatório). Os ductos da vesícula seminal se unem ao ducto deferente um pouco antes de chegar a próstata, assim espermatozoide e líquido seminal (sêmen) são conduzidos juntos para a próstata. 

Ducto Ejaculatório: É o ducto formado pela junção do ducto deferente e o ducto da vesícula seminal, seu trajeto passa pelo interior da próstata e desemboca na parte prostática da uretra.

Próstata e Glândula Bulbouretral:

A próstata está localizada inferiormente ao colo da bexiga, sua secreção é acrescentada ao líquido seminal. A primeira parte da uretra passa longitudinalmente pelo seu centro. A glândula bulbouretral é responsável pela secreção de um muco na uretra, esse muco tem por função a lubrificação da uretra e limpeza da urina que ali pode restar sendo esse processo importânte porque auxilia na preservação dos espermatozoides.

Curiosidade: A próstata é a responsável pelo odor característico do sêmen.

Pênis e Saco Escrotal:

O pênis é o órgão masculino de cópula (intercurso sexual), sendo formado basicamente por três cilindros de tecido erétil: corpo esponjoso (central), corpos cavernosos (laterais). Esses corpos são envolvidos internamente por uma túnica fibrosa (albugínea) e externamente pela pele. Logo o pênis possuirá uma parte interna e outra "externa", sendo a interna a raiz que é fixa e a externa é o corpo erétil que é recoberto por pele. Na extremidade distal do corpo peniano temos a glande, conhecida como "a cabeça do pênis", esta estrutura contém uma grande quantidade de terminações nervosas, podendo com um simples toque em sua superfície estimular a ereção.

O saco escrotal é uma espécie de "bolsa" situada posteriormente ao corpo do pênis. Internamente é divido por um septo, proporcionando dois compartimentos para guardar os testículos. Cada um desses compartimentos contém um testículo.

Curta o Psico Educa no Facebook!

Leave Comments