By Mazin, G. on Sábado, 01 abril 2017
Category: Fisiologia Humana

Sistema Cardiovascular / Circulatório - Fisiologia Humana

O Sistema Cardiovascular (Circulatório) é composto pelo coração, vasos sanguíneos e o sangue.

Abordaremos nesse artigo a função do sistema Circulatório. Como funciona o coração, por onde o sangue é transportado (artéria, veia, capilares), transmissão do potencial de ação, efeito do sistema simpático e parassimpático na modulação cardíaca, etc.

Qual a função do Sistema Circulatório / Cardiovascular?

O Sistema Circulatório é um sistema fechado - não tem comunicação com o exterior -, é constituído por tubos (vasos) que são responsáveis pela circulação sanguínea. Dessa forma, o sangue transporta os gases respiratórios (O2 e CO2), nutrientes, hormônios, células de defesa (anticorpos) e auxilia na manutenção da temperatura corpórea. Para que todo esse sangue possa circular existe um órgão central, que é responsável de fazer com que o sangue flua e chegue até as extremidades do corpo e depois retorne para continuar novamente a fluir para as extremidades. O órgão responsável é o coração.

Coração: Órgão que funciona como uma bomba contrátil. É tetracavitário: possui 2 Átrios e 2 ventrículos.

Função do Sistema Cardiovascular: Distribuir nutrientes pelo corpo, hormônios (das glândulas produtoras até os órgãos ou células), células de defesa e anticorpos; Transportar os gases respiratórios, oxigênio e gás carbono; Manutenir a temperatura do corpo; Tranporta, também, resíduos metabólicos - excreta metabólica - para serem eliminados do corpo (Ex: a urina é um resultado de resíduo metabólico).

Vasos Sanguíneos: São artérias, veia e capilares. Explicarei mais adiante a diferença entre eles.

Sangue: É constituído por líquidos e elementos sólidos. Plasma e elementos figurados - hemácias, leucócitos e plaquetas.

O coração:

O coração de uma pessoa saudável tem aproximadamente o tamanho de sua mão fechada; bombeia o sangue por todo o sistema circulatório, sem parar. Está localizado no interior da cavidade torácica, entre os pulmões. O coração humano é um órgão cavitário (possui cavidade), constituído por três camadas: Pericárdio, Endocárdio, Miocárdio.

Pericárdio: Membrana que reveste a parte externa do coração, como se fosse um saco de tecido fibroso e liso que propicia uma superfície escorregadia ao coração. Separa o coração dos outros órgãos e limita sua expansão durante a diástole.

Endocárdio: Membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração.

Miocárdio: Musculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração. Está entre o pericárdio e o endocárdio.

Diástole: É o período de relaxamento muscular (ou recuperação) do músculo cardíaco. Tal período (Diástole) alterna com o período de contração muscular (Sístole).

Sístole: Período de contração muscular das câmaras cardíacas, alterna-se com o período de relaxamento (diástole).

Circulação Sanguínea:

Podemos dizer que a circulação do sangue começa no Átrio Direito, é levado para o pulmão para oxigenação do sangue venoso (pobre em oxigênio), volta para o coração através do Átrio Esquerdo e passa para a Artéria Aorta e segue para o resto do corpo. Lembre-se que sempre o sangue venoso entra no coração pelo Átrio Direito e segue para a oxigenação nos pulmões, volta pelo Átrio Esquerdo já oxigenado e segue para o resto do corpo.

Circulação Pulmonar (Pequena Circulação): É a circulação responsável pela oxigenação do sangue.

Átrio Direito > Ventriculo Direito > Artéria Pulmonar > Pulmões > Veias Pulmonares > Átrio Esquerdo.

Circulação Sistêmica (Grande Circulação): É a circulação responsável pela irrigação sanguínea de todo o organismo.

Ventrículo Esquerdo > Artéria Aorta > Organismo > Veias Cavas > Átrio Direito (recomeça o ciclo da circulação pulmonar)

Sangue venoso: Sangue com baixo teor de oxigênio, carrega gás carbono para haver a troca gasosa nos pulmões. Na figura abaixo o "sangue azul" representa o sangue venoso e o vermelho já é o sangue oxigenado.

Saiba Mais: Do que é feito o sangue?

 Estrutura dos Vasos Sanguíneos:

Como já mencionamos no início do artigo, os vasos sanguíneos constituem uma ampla rede de tubos por onde circula o sangue, que é distribuído por todo o corpo. Mencionamos também que o Sistema Circulatório é fechado, porque ele não se comunica com o meio externo dos vasos, ou seja, o sangue nunca sai dos vasos sanguíneos. Existem três tipos de vasos, são eles: Artérias, veias e capilares.

Artérias: As artérias levam o sangue do coração para o resto do corpo. Suas paredes são espessas e dilatáveis. As artérias são formadas por três camadas:

Curiosidade: A artéria Aorta é a mais calibrosa do corpo humano. A pressão arterial é a contração e relaxamento da musculatura das artérias quando o sangue passa por elas.

Veias: As veias levam / transportam ao coração o sangue vindo do corpo (pobre em oxigênio). São mais finas que as artérias, porém mais grossas que os capilares. Assim como as artérias as veias possuem três camadas, mas as camadas intermediária e externa são mais finas que as arteriais.

Curiosidade: As veias "mais grossas" possuem "válvulas" que impedem que o sangue não flua (retorne) no sentido correto. Tomemos as veias da perna como exemplo, o sangue precisa subir então há válvulas que impedem que o sangue retorne.

Vasos Capilares: A principal função dos capilares é ligar as artérias às veias. Os capilares levam o sangue aos tecidos, para fornecer oxigênio às células. Apresentam apenas uma camada, o endotélio. Nos alvéolos pulmonares é responsável pela troca gasosa (hematose).

Saiba Mais: Controle Nervoso do Coração - Fisiologia Humana

 
Sistema de Condução e "Eletrofisiologia" do Coração: 

As câmaras do coração trabalham numa certa sequência: Contração e relaxamento, Sístole e Diástole respectivamente. Só é possível tal funcionamento, ou sequência, graças ao Sistema de Condução do Coração que gera e coordena impulsos elétricos para as células miocárdicas. Esse sistema é composto pelo:

 Propriedades do Sistema de Condução do Coração:

Feixe de His: Coleção de células musculares cardíacas especializadas em condução elétrica que transmitem impulsos elétricos vindos do nó Átrioventricular.

Como se dá a atividade elétrica do coração? Tal atividade é resultado do movimento de íons através da membrana celular dos cardiomiócitos.

Chamamos de Potencial de Ação a inversão dessa membrana que faz com que aconteça esse "movimento de íons".

Referências:

Guyton, Arthut C; Hall, John E. Tratado de fisiologia médica 11 ed. ElsevierRio de Janeiro, 2006.
Amabis, José Mariano; Martho, Gilberto Rodrigues. Fundamentos da Biologia Moderna 3 ed. Moderna:  São Paulo, 2002.

Related Posts

Leave Comments