By Mazin, G. on Quarta-feira, 16 novembro 2016
Category: Desenvolvimento Humano

Hierarquia de Necessidades de Maslow

Abraham Harold Maslow(1908-1970)foi um importante psicólogo americano que muito contribuiu para diversos pensamentos dentro das psicologias. Dentre as obras de Maslow destaca-se a hierarquia de necessidades, ou como é mais conhecida, pirâmide de Maslow, que nada mais é que: para alcançar "perfeita satisfação pessoal" devemos satisfazer as necessidades mais básicas, de nível mais baixo, antes de poder realizar necessidades de nível superior e então conquistar a auto realização.

Tal teoria é conhecida como uma das mais importantes dentro dos estudos da motivação.  Ele diz que é a motivação que nos coloca em ação, por isso as necessidades dos seres humanos obedecem a hierarquias, valores a serem transcendidos. Maslow buscava compreender o comportamento e as necessidades humanas, sendo que tais comportamentos são compostos por necessidades e a satisfação de uma necessidade obrigatoriamente traz uma outra necessidade. Exemplo: Assim que satisfazer todas as necessidades de ordem Fisiológica, segundo Maslow, outras necessidades nos aparece para serem satisfeitas, como a Segurança, e somente galgando realizações nesse esquema de pirâmide poderemos ser auto realizados, ter o sentimento de realização pessoal. Ele explica ainda que a motivação é explicada pelas necessidades humanas, os estímulos levam os indivíduos à ação e nesse caso pode ser externo ou interno. Isso nos dá ideia de ciclo motivacional. Quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustração do indivíduo que poderá assumir várias atitudes. Mas isso não significa que o indivíduo permanecerá eternamente frustrado. Como a motivação é um estado cíclico e constante na vida pessoal de cada ser, de alguma maneira a necessidade será transferida ou compensada. É importante salientar que Maslow(1970) procurou compreender e explicar o que energiza, direciona e sustenta o comportamento humano. Para ele, o comportamento é motivado por necessidades, chamadas por ele de "necessidades fundamentais". Essas necessidades são baseadas em dois grupos: deficiência e crescimento. Sendo as necessidades de deficiências as ordem fisiológica, de segurança, de afeto e as de estima, já as necessidades de crescimento são aquelas relacionadas ao auto desenvolvimento e realização das pessoas.

Essa teoria tem fortes críticas, alguns pesquisadores afirmam que é possível sentir-se auto realizado sem, obrigatoriamente, realizar necessidades de ordem inferior. Pois, segundo as críticas, há indivíduos que estão realizados, mas que sentem que ainda falta algo ou alguma coisa. O que não quer dizer que ele não passou por todas etapas ou mesmo passou, só que a personalidade, a motivação e o meio social de cada um influencia na auto realização.

Hierarquização das Necessidades: 

A dinâmica de satisfação prioriza a necessidade mais urgente. Depois de realizada, satisfeita, essa necessidade deixará de ser motivadora e surgirá uma segunda necessidade mais urgente, premente, e assim sucessivamente. Tal hierarquia de necessidades é visualizada como uma pirâmide.

Necessidades Fisiológicas: São de vital importância para o ser humano, pois nesse nível, no pé da pirâmide, estão as necessidades de sono, alimentação, os desejos sexuais, respiração, água, excreção. São as necessidades mais imperiosas de nossa natureza.

Necessidades de Segurança: Atendidas as necessidades de ordem fisiológica, surge no comportamento a necessidade de segurança, como as do corpo: aversão a doenças. Necessidade de segurança no trabalho, aversão a perigos, incertezas.

Necessidades Sociais: Essas necessidades emergem quando as necessidades fisiológicas e de segurança encontram-se satisfeitas. Esse nível, hierarquizado pela pirâmide, nada mais é que as necessidades de troca afetiva, associações, aceitação, intimidade sexual, as amizades.

Necessidades de Estima: Estão relacionadas com a forma pela qual a pessoa se vê e se avalia. Resume-se em querer sentir-se valorizado em sua comunidade, na sua casa e em seu trabalho. É a autoestima da pessoa, as conquistas, o respeito dos outros e para os outros.

 Necessidades de Realização: É a busca pelo sentimento de auto realização, pelo seu potencial, seus talentos, criatividades, serenidade, moralidade, aceitação dos problemas e a resolução dos mesmos.

Na teoria humanista de Maslow, da hierarquia das necessidades, é fundamental que se observe que as necessidades do topo apenas se manifestam quando as da base, de ordem inferior, são satisfeitas. Pela teoria dele as necessidades são motivadoras, logo quando realiza/satisfaz uma necessidade, ela deixa de ser motivadora, dando oportunidade para uma de nível mais elevado se desenvolva.  Maslow defende que ela atua diretamente no comportamento motivacional, entendendo a motivação, como resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos. Essa é uma teoria humanista e foca na essência das pessoas. Apesar das críticas que sofre, ela foi fundamental para diversos pensamentos, principalmente na área motivacional e da aprendizagem escolar.

Referências:

Maslow, Abraham H. Motivation and personality. 2ª ed. New York: Harper and Row, 1970.

Related Posts

Leave Comments