Uma pesquisa feita pelo Governo do Estado do Paraná, retrata uma triste realidade social. No vídeo, profissionais de RH são divididos em dois grupos, onde para um grupo foi mostrado imagens com pessoas brancas e para o outro foi mostrado pessoas negras nas mesmas situações e o resultado é surpreendente.
Com toda certeza a proposta da campanha é chamar atenção para o racismo institucional e tentar mudar essa situação social. O vídeo vem sofrendo algumas críticas. Algumas pessoas, na própria página onde foi publicado inicialmente o vídeo, falam que houve manipulação no teste, que foi muito forçado a apresentação. Eles apontam para pequenos detalhes nas fotos das pessoas negras em relação as brancas, dizem que há mais iluminação nas fotos das pessoas brancas, que elas aparentam (em algumas fotos) estarem mais felizes, a diferença de angulação. As principais críticas vão para as fotos das mulheres que estão lavando louça e com uma lata de spray de tinta na mão. No caso da mulher lavando louça, por exemplo, a mulher branca está passando pano na pia com um sorriso no rosto, diferente da mulher negra que está de luvas e com um semblante menos favorável. A mulher branca com a lata de spray na mão está com óculos escuro e o cenário é bem diferente da condição da mulher negra. Foi levantado também a questão dos comentários por parte dos participantes, que foi muito forçado.
Sendo o "Teste de Imagem" real ou não, sabemos que o racismo é uma realidade. O vídeo nos mostra uma triste realidade vivenciada por diversas pessoas e temos por obrigação mudar essa situação. Devemos promover o respeito mútuo, promover a aceitação das diferenças. O Mundo seria muito triste, sem vida, sem beleza, se tudo e todos fossem iguais. Já imaginou que chato se, todos, fossemos iguais? O mundo é lindo, as pessoas são lindas, justamente pelas diferenças que as tornam únicas e o preconceito não deve ter espaço nesse mundo. Promovemos, então, o respeito.
Segue abaixo um comentário feito pelo Governo do Paraná, no vídeo em questão, na sua página oficial.