Olá PsicoLeitores, estava navegando na internet e percebi que muitas pessoas ainda usam o termo "Homossexualismo" para rotular alguém que tenha atração física e/ou emocional para com o mesmo sexo. Mas acho que já está na hora de aprendermos o correto e saber porque está errado tal termo, né? Nós enquanto psicólogos ou estudantes de psicologia - melhor, como humanos - não podemos nos apegar a termos extremamente preconceituosos. Nossa breve aula começa agora!
Por que está errado o termo "Homossexualismo"?
Nas primeiras edições do DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) podemos encontrar o termo Homossexualismo inserido de forma preconceituosa e ignorante no meio das páginas, isso porque naquela época a Associação Americana de Psiquiatria (American Psychiatic Association - APA) considerava o homossexual como um sujeito portador de alguma enfermidade de ordem mental. Por isso o sufixo "ismo" era utilizado junto a palavra "homossexual", dando uma natureza patológica para "os portadores dessa enfermidade". Na primeira edição do DSM, em 1952, o termo homossexualismo foi incorporado e passou a ser usado de forma pejorativa e, de certa maneira, marginalizando os homossexuais.
Foi somente em 1973 que o "Homossexualismo" foi retirado do DSM, graças aos ativistas e acadêmicos que não concordavam com o termo. Recentemente foi retirado também a Transexualidade enquanto uma patologia. Por esses motivos que o "Homossexualismo" não é mais utilizado!
O correto é se falar de homossexualiDADE, HeterossexualiDADE, TransexualiDADE, porque todos os casos indicam a orientação sexual do sujeito já que o sufixo "dade" significa "modo de ser".
Não se sinta mal caso tenha se expressado de forma errada até agora, eu mesmo já me utilizei do termo homossexualismo por ignorância. Foi no curso de psicologia que aprendi qual a forma correta. O importante é usar o termo apropriado e espalhar por ai!
Até o próximo artigo pessoal!