3 minutos de leitura (518 palavras)

Estágios do Desenvolvimento para Henri Wallon

 

Henri Paul Hyacinthe Wallon, foi um psicólogo, filósofo, médico e um político muito influente na França. Começou desde jovem seu interesse pelo desenvolvimento e pelos processos mentais, atuando com crianças portadoras de deficiências e com feridos na guerra. Ao longo do seu trabalho, ele desenvolveu alguns estágios do desenvolvimento humano que veremos a seguir:

 

Estágio impulsivo-emocional:

Devemos lembrar que Wallon nunca especificou idades limites, ele acreditava num desenvolvimento dialético e interacionista, mas podemos estipular um tempo comum as crianças - o que normalmente ocorre em faixa etária. O Estágio Impulsivo-Emocional vai do nascimento até aproximadamente o primeiro ano de vida, é um estágio predominantemente afetivo, onde a criança está imersa no mundo e não consegue se distinguir dele.

Nesse estágio a criança não possui coordenação motora muito bem desenvolvida, os movimentos são bem desorientados. Entretanto, logo o ambiente facilita para que a mesma desenvolva suas habilidades funcionais, passando da desordem gestual às emoções diferenciadas.

 

Estágio sensório-motor e projetivo:

Dos três meses de idade até aproximadamente o terceiro ano de vida, a criança passa pelo estágio sensório-motor e projetivo. É uma fase onde a inteligência predomina e o mundo externo prevalece nos fenômenos cognitivos. A inteligência, nesse período, é tradicionalmente particionada entre inteligência prática, obtida pela interação de objetos com o próprio corpo, e inteligência discursiva, adquirida pela imitação e apropriação da linguagem. Os pensamentos, nesse estágio, muito comumente se projetam em atos motores.

 

Estágio do Personalismo:

O estágio do personalismo é marcado pela formação dos aspectos pessoais da criança, ou seja, da sua personalidade e da autoconsciência. Indo dos três aos seis anos de idade (aproximadamente), a criança tende a apresentar a 'crise negativista': a criança acaba por se opor sistematicamente ao adulto.

 

Estágio Categorial:

Aqui temos um período onde há exaltação da inteligência sobre as emoções. Segundo Wallon, a criança desenvolve suas capacidades de memória e atenção voluntária e "seletiva", neste estágio a criança começa a abstrair conceitos concretos e começa o processo de categorização mental onde a criança tem um salto em seu desenvolvimento humano.

 

Estágio da Adolescência:

Inicia-se por volta dos onze ou doze anos de idade, a criança começa passar pelas transformações de físicas e psicológicas por conta da superexcitarão de seu sistema endócrino - que agora passa por uma nova fase. Se no Estágio Impulsivo-Emocional a criança era regida por emoções desorientadas, aqui o adolescente passa a desenvolver sua afetivamente de forma mais ampla da qual a busca da autoafirmação e desenvolvimento sexual marcam esse estágio. Os conflitos internos e externos se fazem presentes nesse momento.

Aqui cabe uma lembrança, Wallon nunca especificou um estágio final porque nunca acreditou no mesmo. Para ele, o processo de aprendizagem sempre implica na passagem por um novo estágio. Se aprendemos, então significa que nos adaptamos e esse processo dialético jamais se encerra.

 

Leia também: Relação Linguagem e Pensamento - Vygotsky

 

 

Fontes e Referências: 

WALLON, H. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. Tradução de Gentil Avelino Titton. Petropólis, RJ: Vozes, 2008.

Galvão, I. HENRI WALLON - UMA CONCEPÇÃO DIALÉTICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 22ª Ed. Vozes: 2013.

Gratidão: um recurso para uma vida mais feliz
Alerta aos Psicologos sobre novas pranchas de Rors...

Related Posts

 

Comentários 6

Davi Tavares on Domingo, 14 Abril 2019 18:08

Eu queria saber teu nome completo para poder te citar. Otimo texto.

Eu queria saber teu nome completo para poder te citar. Otimo texto.
Gabriel Mazin on Segunda, 15 Abril 2019 14:44

Olá Davi, tudo bem? O nome do autor do texto é Gabriel Mazin. Forte abraço.

Olá Davi, tudo bem? O nome do autor do texto é Gabriel Mazin. Forte abraço.
Davi Tavares on Segunda, 15 Abril 2019 14:49

Gabriel Mazin é você, o autor, né? Obrigado.

Gabriel Mazin é você, o autor, né? Obrigado.
Visitante - Amanda on Quinta, 12 Novembro 2020 08:38

Bom dia! queria saber qual de que está é pra eu coloca na biografia

Bom dia! queria saber qual de que está é pra eu coloca na biografia
Gabriel Mazin on Terça, 17 Novembro 2020 00:20

Olá, Amanda. Não entendi seu comentário. Se deseja saber o nome do autor do artigo é "Gabriel Mazin".

Olá, Amanda. Não entendi seu comentário. Se deseja saber o nome do autor do artigo é "Gabriel Mazin".
Gabriel Mazin on Segunda, 15 Abril 2019 14:52

Não Davi. Ele cedeu para nós o direito de uso, inclusive obrigado por lembrar iremos referência-lo no texto.

Não Davi. Ele cedeu para nós o direito de uso, inclusive obrigado por lembrar iremos referência-lo no texto.
Já possui conta? Faça seu login
Visitante
Segunda, 26 Julho 2021
Se você deseja se registrar, preencha os campos usuário, senha e nome.

By accepting you will be accessing a service provided by a third-party external to https://psicoeduca.com.br/